TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Escolar

Dissertações: Inclusão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  8.344 Palavras (34 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 34

RESUMO

O presente estudo tem por finalidade refletir sobre a inclusão do portador de necessidades especiais no aspecto educacional. Utilizamos método qualitativo de caráter bibliográfico. Verificamos, por meio do estudo dos autores que o portador de necessidades especiais sempre foi separado da sociedade e mesmo com tantas evoluções continua a ser quando se trata de acesso ao ensino regular, a tendência internacional aponta para a integração de crianças portadoras de necessidades educacionais em escolas normais. Para isso os educadores podem e devem contribuir para que o aluno portador de necessidades especiais possa ter garantido o seu direito à educação e assim integra-se socialmente. Ressaltando que a sociedade de modo geral precisa ter a consciência e o respeito com portador de necessidade especial pois o mesmo é parte integrante de nossa sociedade , sendo capaz de se relacionar com outras pessoas , tendo a capacidade de realizar atividades que estejam ao seu alcance. Podendo assim frequentar uma escola como qualquer outra criança. Dessa forma é hora de mudar esse quadro e garantir ao portador de necessidade especial a oportunidade de integração.

Palavras-Chave: Inclusão; Educação Especial; Declaração de Saklamenca.

SUMÁRIO

1) INTRODUÇÃO.................................................................................................08

2) CAPÍTULO 1 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL.................................10

1.1 – Educação Especial no Brasil..................................................................10

1.2 – Integração e Educação Inclusiva............................................................11

3) CAPÍTULO 2 – A INCLUSAO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS REGULARES...................................................17

2.1 – Declaração de Salamanca......................................................................17

2.2 – Pontos que Diferenciam a Inclusão e a Integração.......................................20

2.3 – Existência do Sistema Segregado...............................................................22

2.4 - Mudanças necessárias na Escola...........................................................23

4) CAPÍTULO 3 – A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INCLUINTE.....................25

3.1 – Formação Docente.................................................................................25

3.2 – Responsabilidade Docente........................................................................27

5) CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................32

6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................33

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo discutir a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas regulares, dentro de uma perspectiva de investigação abordaremos a educação inclusiva no Brasil, A inclusão no ensino regular e a formação do professor que estará a frente deste trabalho.

A educação especial precisa ser revista para que todos tomem a consciência das necessidades sociais e educacionais que existiram e que ainda existem até hoje, por isso procura-se investigar , para saber como se deu o processo histórico e evolutivo das crianças portadoras de necessidades especiais em nossa sociedade e como se encontram as mesmas atualmente . Tendo em vista toda essa problemática procura-se saber como ocorreu processo de inclusão dessas crianças portadoras de necessidades especiais na rede regular de ensino e que medidas devem ser tomadas para sua concretização.

Sabe-se que cada criança apresenta especificidades diferentes, pois cada ser humano é único, especialmente aqueles que possuem algumas limitações que dificultam a sua relação com o outro. Diante a essa problemática o estudo tem a finalidade de investigar, como ocorreu o desenvolvimento de socialização das crianças portadoras de necessidades especiais e como esse processo está ocorrendo atualmente no meio social e escolar.

Outro ponto crucial a ser abordado é a falta de qualificação e compromisso profissional dos educadores, que comprometidos com o ato de educar tem a obrigação de se qualificar e buscar ajuda para evitar o descaso e negligência para com essas crianças.

O estudo também tem como objetivos, propiciar ao leitor uma visão ampla a cerca da educação especial para isso será feito uma pesquisa teórica que irá dar suporte para responder aos questionamentos que serão abordados sobre o tema em questão , com a finalidade de propor sugestões que venham à ajudar a integrar as crianças portadoras de necessidades especiais em nossa sociedade e na rede regular de ensino.

Portanto e de fundamental importância ressaltar que a educação é uma das formas de participação popular que permite ao individuo portador de necessidade especial a integração com o contexto ao qual faz parte, ou seja, é possibilitar-lhe o crescimento . Salientando que, é necessário e urgente fazer com que a integração evolua do discurso para ação.

CAPÍTULO 1

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

A educação é fundamental para o desenvolvimento global do individuo, por este motivo todos devem ter acesso a uma educação de qualidade. Os portadores de necessidades especiais, ao longo da história, têm alcançado maior espaço na sociedade, bem como no âmbito educacional. Neste capítulo apresentaremos um breve histórico da educação especial no Brasil, bem como as mudanças ocorridas até que a mesma viesse a se tornar uma educação inclusiva.

1.1 – Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com