TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão social

Tese: Inclusão social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

inclusão social

Justificativa

Conscientizar e fomentar a importância da ética e cultura corporal do movimento tanto no ambiente escolar quanto na sociedade de modo geral. Onde alunos possam aprender a conviver com a diversidade humana, com respeito mútuo, compreensão, cooperação e solariedade.

Público-alvo

5°, 6°, 7° anos do ensino fundamental da escola municipal 13 de maio.

Objetivo

Essas aulas contribuirão para que os alunos aprendam o significado ético e cultura corporal do movimento e a importância da inclusão nas escolas, para que possamos formar cidadãos éticos.

Objetivos específicos

• Aprender o que é ética

• Compreender a sua importância

• Relacionar ética com valores morais e sociais

• Demonstrar a importância da inclusão no ambiente escolar

Conteúdos

Vôlei sentado, basquete para cadeirantes, gol bol, atividades lúdicas e recreativas.

Etapas do projeto

1° aula

Título da aula

Trabalho em grupo

Duração da aula

50 minutos.

1° momento

Socialização e integração entre professor e alunos.

2° momento

Oportunizar informações sobre ética e inclusão para dar suporte teórico para os alunos.

3° momento

Abrir um debate com os alunos, onde deverão depor sobre familiares ou conhecidos ou fatos sobre o tema, apresentar fotos de locais que tem acessibilidade, se alguém conhece o alfabeto braile, e no final assistir um vídeo sobre competições paraolimpíadas.

2° aula

Título da aula

Trabalho em grupo

1° momento

A atividade se inicia com um jogo de aquecimento e liberação, os alunos irão se organizar em circulo sentado no chão, e uma bola de tênis irão passar de mão em mão. Onde aquele aluno que receber a bola deverá responder ou comentar, sobre ética e inclusão social e sua importância.

2° momento

Vôlei sentado

Em seguida o professor ira introduzir o jogo de voleibol sentado, nesta atividade os alunos serão divididos em dois times, onde deverão permanecer sentados. Não será permitido que levantem ou utilizem as pernas para auxiliar os a se locomover, nesta atividade a rede de vôlei será abaixa rente ao chão, se não houver disponibilidade de rede na sua escola r pode se usar uma fita para dividir a quadra. O sistema de ponto e rodízio será os mesmo do voleibol.

3° aula

Título da aula

Educação física adaptada

Duração da aula

50 minutos

1° momento

A atividade praticada será o gol bol. O professor levará os alunos para quadra onde em cada extremidade quadra haverá dois cones, que será os gols, onde terá 3 alunos com olhos vendados e três alunos atrás dos gols sem venda para auxiliar direcioná-los a defender a bola arremessada pela equipe adversária. Caso a escola não possua bola com chacoalho pode utilizar uma bola de vôlei normal, apenas amarre sacolas nela para que ela perca velocidade e faça barulho. Essa atividade necessita bastante do auxilio dos colegas principalmente atrás dos gols.

2° momento

O professor ira dividir a turma em quatro filas iguais, o primeiro aluno da fila estará com os olhos vendados e os outros não, com a mão no ombro uns dos outros estilo centopéia. Os alunos que estão atrás deverão direcionar o colega para que ele possa encontrar os objetos, espalhados no chão da quadra pelo professor.

3° momento

Relaxamento e discussão sobre as atividades.

4° aula

Titulo da aula

Educação física adaptada

Duração da aula

50 minutos

1° momento

Nesta atividade basquetebol para cadeirantes, com o auxilio de uma cadeira de rodas se a escola dispor caso não tenha disponibilidade, podemos utilizar cadeiras escolares, você ira dividir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com