TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à engenharia

Projeto de pesquisa: Introdução à engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

1. Matérias úteis porém sem estímulo para os alunos

Nos primeiros 2 anos de curso, basicamente todas as áreas aprendem as mesmas matérias, porém realmente iremos utilizá-las?

Cálculo I, II, III, IV

Geometria Analítica

Álgebra Linear

Física I, II, III

Dentre outras

Será que é mesmo necessário aprendermos essas matérias, onde iremos utilizar em campo?

Essa é uma pergunta que praticamente todo estudante de Engenharia faz, porém hoje eu posso responder que sim, é interessante que cursemos tais disciplinas, pois o objetivo delas é obter raciocínio lógico, rápido e prático, e além disso, com certeza nós iremos utilizar algo que vimos nessas disciplinas mais pra frente no curso, e dependendo da sua área de atuação você poderá utiliza-las frequentemente (Engenheiro Calculista, por exemplo).

Mas é claro, com certeza aprendemos bastante coisa que nunca mais iremos ver, será praticamente inútil.

2. Disciplinas praticamente inúteis

Certamente eu cursei no mínimo 10 disciplinas que foram inúteis, que não contribuíram em nada para minha formação. Apesar delas terem nome, categoria, e propósito bom, às vezes não são tão interessantes para nós.

Posso exemplificar com a disciplina Introdução a Engenharia, que apesar do nome, foi “só mais uma”, e uma matéria em que você nem precisa estudar muito para a prova, apresenta um seminário e ainda fecha com média alta. Claro, posso estar errado ou então não ter acertado na escolha do professor, mas creio que não foi nem um pouco contribuinte para minha formação, além disso, já conversei com diversas pessoas sobre a disciplina em questão, e não encontrei nenhuma opinião divergente da minha. E para você? Qual a sua opinião?

Outra disciplina que posso citar claramente como sendo inútil para diversos cursos é “Informática para Engenharia”, disciplina em que eu aprendi algo bem básico sobre programação, porém eu não curso Engenharia da Computação, e sim Engenharia Civil. Pode-se dizer que eu vi rapidamente conceitos da linguagem C e nada mais. Na época indaguei o professor qual a razão de estarmos cursando aquela disciplina e ele me disse: “Olha, você pode precisar desenvolver um software para te auxiliar em algum projeto no futuro”. Concordei com ele por respeito, porém algo é óbvio, pelo menos pra mim, que se eu precisar criar um software eu vou buscar no mercado um profissional que trabalhe na área, que tenha capacidade de desenvolver algo de qualidade, e que não venha a dar problemas ou resultados divergentes fazendo com que eu possa colocar em risco a obra ou projeto em que estou trabalhando.

3. Disciplinas incompletas

Posso afirmar com muita convicção que, durante o nosso curso algumas disciplinas são completas, e incompletas até demais. Disciplinas estas, que serão muito importantes para a nossa formação e as universidade pecam, e quando você procura o diretor do curso ele diz: “Você pode procurar um curso bom fora daqui, se quiser eu posso até te indicar alguma escola técnica”, e aí novamente eu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com