TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos E Brincadeiras

Exames: Jogos E Brincadeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 6

Curso: Pedagogia Disciplinas:

Educação Lúdica Data: 20/09/2013

4º Semestre 2013

Atividade: Pesquisa - Jogos, brinquedos e brincadeiras de outras culturas Horas Previstas: 10

Tema: Jogos brinquedos e brincadeiras de outras culturas

Justificativa

Por meio da brincadeira, a criança começa a realizar a tarefa de compreensão da realidade que a cerca e, também por meio dela, os adultos passam a adotar atitudes de lazer, essenciais para uma vida plena e harmoniosa. A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações recíprocas, para aprender as normas sociais de comportamento, aos hábitos determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu contexto; para desenvolver a linguagem narrativa;para trabalhar com o imaginário; para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta; dentre outros.

A utilização da brincadeira também colabora para que o professor saia da posição de centro do processo de ensino-aprendizagem, pois, em uma situação de jogo, ele pode resgatar uma identidade infantil ou mesmo assumir uma posição de membro do jogo.

Objetivos:

Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos

Registrar de diferentes forma o brincar

Aumentar o repertório de brincadeiras infantis

As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade, brincar é uma necessidade básica, como é a nutrição a saúde, a habilitação e a educação, brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo e social, pois através de atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias. A criança exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade.

Bumerangue

Origem da brincadeira: Austrália

Embora seja um esporte, o bumerangue também pode ser apresentado como uma brincadeira divertida.

A origem ainda não é muito certa; pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues, foram achados em varias partes do planeta em diferentes continentes.

De qualquer forma o pais do bumerangue foi a Austrália, usavam tanto o bumerangue quanto bastões de arremesso por milhares de anos. Alem de características lúdicas o bumerangue era utilizado em atividades cotidiana, servia para cortar carne e vegetais.O bumerangue não é um esporte perigoso.

O raciocínio ocorre quando tem que prestar atenção quando volta em direção ao rosto, é possível que a criança a partir de 5 anos comecem a dar seus primeiros arremessos.

Temos que orientar a criança que o bumerangue tem que soltar em lugar espaçoso e afastado de transito e de pessoas.

O objetivo é que o professor poderá fazer o desafio para a criança de lançar o bumerangue e pegá-lo de volta sem que o mesmo caia no chão.

Okon de água

Origem da brincadeira: Indígena ( Povo Kalapalo)

Como se joga:

Okon significa Marinbondo "o dono da brincadeira'' que em geral propõe a brincadeira. Forma-se um circulo dentro da água, os que fazem o círculo batem palmas com as mãos na água com os braços abertos, e o que está no centro mergulha.

Quando emerge do fundo, os da roda perguntam ''Como está o ninho do marimbondo? Ele responde mostrando o tamanho com as mãos, e a seguir toma um lugar a roda.

O participante que encontrar-se a sua direita vai então para o centro da roda e mergulha repetindo entre os participantes.

O espaço entre as mãos de cada um no centro da roda vai aumentando. Quando todos tiveram passado pelo centro, volta a ser a vez de ''o dono da brincadeira'' ocupa-lo. Este mergulha de novo,mas desta vez ao emergir e ouvir a pergunta; como está o marimbondo? ele, gesticulando mostra que o ninho não existe mais e sai '' picando''(beliscando) os que conseguir alcançar causando grande hesitação e correria. Embora não haja surpresa em relação ao jogo, a agitação aumenta gradativamente a cada mergulho, na divertida antecipação do fim conhecido. Participam homens e crianças de todas as idades.

Desenvolve fundamentalmente percepção de tempo, de reação, velocidade de movimento, agilidade e força física.

Pipa

Origem do brinquedo: China

Benjamim tinha uma pipa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com