TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATORIO HIDRostatica Empuxo

Artigo: LABORATORIO HIDRostatica Empuxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O que é força peso? Empuxo? O que elas representam? São essas perguntas que tentaremos responder neste relatório, com base em experimento feito em laboratório.

Com base no principio de Arquimedes iremos verificar que um liquido deslocado gera uma força, por isso quando estamos submersos na agua apesar do peso feito pelo campo gravitacional da terra, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora da agua.

Principio esse que no dia a dia nos ajuda explicar diversos fenômenos, como exemplo um barco que apesar de muito mais pesado consegue flutuar na agua.

OBJETIVO

Temos por objetivo com esse experimento provar a existência de uma força vertical chamada empuxo e através de cálculos encontrar o valor do peso tanto como o aparente e o peso real de um objeto e verificarmos como a força contraria (empuxo) atua sobre o mesmo podendo inclusive alterar o peso.

INTRODUÇÃO

Para entendermos melhor o que é empuxo devemos considerar que todo fluido quando exercemos uma força sobre ele é deslocado para fora, pois o mesmo não resiste a tensão de cisalhamento.

Para isso teremos que calcular a densidade do fluido, sua massa especifica e sua pressão. Onde temos densidade por massa sobre o volume, massa especifica que é a componente da densidade pela aceleração da gravidade, e sua pressão que é força sobre a área.

Entenderemos então o principio de Arquimedes que durante um banho notou que a agua deslocada para fora de uma banheira, gerava uma força que a denominou como empuxo, constatou que sobre um corpo submerso duas forças interagem a força peso que a sua própria massa, vezes a aceleração da gravidade, e o empuxo devido a interação dele com o liquido. Ou seja, o empuxo cria uma impulsão que faz com que apesar de um objeto ser mais pesado que o fluido o peso deslocado pelo empuxo o faz flutuar é o caso dos navios ou de um iceberg flutuando.

Então concluímos que o peso aparente é = peso real – a impulsão que o empuxo fornece ou seja se a densidade for menor que o peso do corpo ele afunda, se for igual cria um equilíbrio, e se for maior ele flutua.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais utilizados:

- Dinamômetro

- um copo Becker

- Paquímetro

- Cilindro de ferro

- Agua

Experimento:

Primeiro fizemos a medição do volume da peça utilizando o paquímetro, após isso prendemos o dinamômetro no suporte e ao colocarmos o peso o soltamos de modo que o mesmo ficou pendurado e anotamos o valor que o aparelho forneceu. Enchemos o copo Becker com agua e repetimos o experimento tomamos nota do valor e observamos ouve uma diminuição no valor do peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com