TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA NO BRASIL

Projeto de pesquisa: LOGÍSTICA NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.483 Palavras (22 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................ 2

2. A HISTORIA DA LOGÍSTICA......................................... 2

3. A LOGÍSTICA NO BRASIL............................................. 3

4. LOGÍSTICA INTEGRADA.............................................. 4

5. COMPONTES DA LOGÍSTICA.......................................5

6. GESTÃO DE ESTOQUE................................................ 6

7. ARMAZENAGEM........................................................ 9

8. DISTRIBUIÇÃO............................................................10

9. GESTÃO DE COMPRAS............................................... 11

10.TRANSPORTE..............................................................12

11.CURVA ABC................................................................12

12.COMPRA…………………………………………………………………15

13. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT……………………………..20

14.REDES LOGÍSTICAS………………………………………………..21

15.MODAIS DE TRANSPORTE……………………………………..24

1- INTRODUÇÃO

2- A HISTÓRIA DA LOGÍSTICA

Desde a antiguidade, os líderes militares já se utilizavam da logística, para tramar guerras e prostituições. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos. Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas notaram tão grande era a importância de se ter um departamento para cuidar da logística onde a demanda crescia num ritmo acelerado, os consumidores tornavam se cada vez mais exigentes. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).

A principio a logística era feita apenas com valores agregados a venda, e aos processos de fabricação estes desde a matéria prima até o produto acabado, com o passar dos tempos foi tornando perceptível a logística do pós-venda. O objetivo básico do serviço pós-venda é o de assegurar que o cliente obtenha o maior proveito e valor por sua compra. Entendendo valor como a relação entre os benefícios proporcionados pelo produto e o preço pago pelo cliente mais os custos de acesso ao produto ou ao serviço associado, criar valor para o cliente através do pós-venda significa reduzir estes custos. É claro que um produto pode falhar. O papel do pós-venda seria, então, o de minimizar o tempo que o cliente fica sem o produto que apresentou um defeito, proporcionando-lhe acessibilidade ao serviço de reparos, disponibilidade de peças de reposição e até, por que não, o oferecimento de um produto substituto enquanto o primeiro estiver sendo reparado em alguns casos para não haver maiores constrangimentos a troca já valida como definitiva.

3- A LOGÍSTICA NO BRASIL

A história da Logística no Brasil tem inicio na década de 80 junto com a explosão da Tecnologia da Informação, apenas com foco em transportar e armazenar. Na década de 90 começou a evolução com os cálculos dando inicio ao conhecimento científico. Surgiram entidades dando enfoque a Logística como ASBRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ASLOG (Associação Brasileira de Logística), IMAM (Instituição de Movimento e Armazenagem).O processo de globalização trouxe novos desafios que é a competitividade no mercado globalizado, onde surge a necessidade de produzir, distribuir a custo adequado sem perda de eficiência e qualidade dos produtos. Mas as empresas não demonstravam preocupação com a competitividade, pois existia um amplo mercado consumidor e uma alta inflação que permitia aplicar a altos juros os recursos financeiros. Hoje podemos dizer que Logística está bem servida de tecnologias no Brasil, que ajuda a um bom relacionamento cliente-fornecedor, que se tornou mais exigente após o plano real, que proporcionou um melhor poder de compra, mas as organizações chegaram a um ponto de ruptura por falta de profissionais, a partir daí surgiram graduações e especializações na área de logística.  

4- LOGÍSTICA INTEGRADA

Definição

Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.

Objetivos

Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.

Importância

Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial.

Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com