TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOPES $ LOPES

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

 

 

Título: Nova era nas empresas com a importância gestor de Recursos Humanos capacitados para desenvolver a capacidade do colaborador.

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER III)

 

Relatório Final apresentado no PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER III) na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutor

 

 

            Devido a ocorrência de um acidente de trabalho, a um dos colaboradores da empresa LOPES & LOPES, houve a necessidade imediata de mudanças na empresa em diversos pontos em relação ao trabalho dos colaboradores. O ponto imediato a ser resaltado e melhorado com urgência foi a de verificação da proteção desses colaboradores, em relação ao uso de validade sobre os EPIS, como também a implantação rotineira de treinamentos a esses colaboradores da empresa.

            Com a importância e conscientização da participação dos mesmos para que comecem a criar na empresa um a política eficaz na melhorar produção de trabalho desses profissionais no seu local de trabalho, sendo que, esse profissional quanto melhor for selecionado e com rotinas de treinamentos ele terá melhor resultados e desempenho dentro da empresa. Nosso PROINTER tem como objetivo valorizar as pessoas e fazer seus gestores mais capacitados para incentivar e promover os colaboradores a melhorar sua visão profissional e com isso ter oportunidades e qualidade de vida mais plena e feliz.

            O Gestor de R H tem que conhecer e aplicar as normas da organização e também sua missão, visão e valores. Com o recrutamento e a seleção de candidatos será feito todas as fases que achar necessário para o preenchimento da vaga e cargo oferecido pela organização. Como toda a parte de admissão e demissão da organização.

            Desta forma, atacamos os pontos frágeis da organização e de sua equipe, focando sempre na solução dos conflitos e na melhoria dos processos para que todas as questões fossem solucionadas.

INTRODUÇÃO

            Agora vamos aplicar um pouco das matérias norteadas, podemos então dizer que nos dias de hoje as empresas terão que investir muito mais no capital humano, pois é dele que temos que cuidar para que as empresas tenham cada dia mais lucros e mais profissionais capacitados e com comprometimento com seu trabalho.

            Podemos dizer que  hoje é fundamental para as empresas ter um setor de recursos humanos, já que se encontram em um mercado extremamente competitivo, onde a exigência da qualidade em produtos e serviços é constante. Onde valorizar o capital humano é um diferencial importante para manter este padrão de atendimento hoje muito exigido pelo mercado, proporcionando o crescimento da empresa.

            Será de extrema importância implantar um setor de RH nas empresas. Inicialmente será necessário conhecer bem os objetivos da empresa, valores, cultura e o mercado no qual ela está inserida. Esta atitude possibilita ao profissional de RH trabalhar estratégias para o setor, que sejam compatíveis com as exigências da empresa.

            Um ponto também a ser trabalhado é a estruturação da área de Recrutamento e Seleção, definindo o perfil profissional para cada cargo existente na empresa. Na construção deste perfil é importante considerar aspectos pessoais e profissionais. Levando em consideração a experiência, qualificação técnica e as características pessoais, que devem ser compatíveis com a cultura da empresa, possibilitando assim uma equipe comprometida com os valores e objetivos da mesma.

            Nesse novo perfil, o consultor interno deve ter conhecimento de grande parte dos processos de gestão de pessoas e tem de conhecer o negócio e discutir soluções.

            Iniciamos então buscando um diagnóstico da área. Sugerimos a realização de uma pesquisa de clima organizacional, visto que esse projeto é um instrumento de análise, que se utiliza de ferramentas quantitativas e qualitativas, para apresentar à empresa uma visão da sua real situação potencial e cotidiana. Faz-se um mapeamento interno do ambiente da empresa, a fim de compreender as reais demandas e insatisfações existentes. Realiza-se uma análise crítica dos resultados obtidos, apresentam-se as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e se desenvolvem planos de ação de acordo com as demandas percebidas em cada área.

            Assim podemos atacar assertivamente os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho. E com isso o projeto de pesquisa de clima organizacional tem como objetivo a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa por meio da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a reação dos mesmos a esta percepção são ferramentas importantes para a Gestão de Pessoas e o planejamento estratégico de Recursos Humanos.

            Como os recursos humanos constituem o elemento crítico em cada componente da organização, a eficaz administração de recursos humanos se fundamenta na responsabilidade de cada líder ou gerente em cada área funcional da organização, seja ela finanças, contabilidade, marketing, produção/operações/logística e, inclusive a própria ARH.

            Administrar pessoas é uma responsabilidade administrativa e gerencial, isto é, de linha, embora seja basicamente uma função de staff. Assim, qualquer que seja a área funcional escolhida, o administrador precisa necessariamente ganhar uma visão sobre como lidar com assuntos relacionados com pessoas, saber alinhar objetivos pessoais com os objetivos organizacionais e obter uma ampla perspectiva da ARH para alcançar seu sucesso profissional e levar a sua organização rumo à excelência, competitividade e sustentabilidade.

            Então o setor de Recursos Humanos está comprometido com o avanço das organizações e seus colaboradores. Por isso se tornou tão importante nas empresas.

NECESSIDADES PRIMARIAS A SEREM TRABALHADAS

Segundo Marras (2000), o psicólogo Abraham Maslow formulou a hipótese de que em cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades, composta de necessidades fisiológicas, de segurança, social, estima e auto-realização. Estas necessidades são distintas de acordo com cada indivíduo e uma série de variáveis intrínsecas e extrínsecas. Desta maneira, o indivíduo buscará a satisfação de uma necessidade de nível superior quando a necessidade inferior já estiver satisfeita plenamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com