TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Ohm

Dissertações: Lei De Ohm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

RESISTORES / PRIMEIRA LEI DE OHM

Alunos:

• João Beltrame Junior Monteiro

• Cleidson Henrique Cordeiro

• Roberto Gonçalves

• Heitor Queiroz

Professor: Mariana

Disciplina: Eletricidade aplicada

Curso: Engenharia Elétrica

Sumário

1. Introdução 3

2. Desenvolvimento 5

3. Procedimentos Experimentais 9

4. Conclusões 10

5. Referências Bibliográficas 11

1. Introdução

Resistores são componentes que tem como características opor a passagem de corrente elétrica, através do material que ele e feito, esse material pode ser manipulado, fazendo com que a resistência elétrica que ele possui possa ser maior ou menor, e tem como a unidade de medida o ohm [Ω].

Existem dois tipos de resistores:

Os resistores variáveis, que podem ter o seu valor de resistência alterado, através de um cursor móvel, como por exemplo, o potenciômetro, que funciona como um alterador através do resistor fazendo com que a potencia aumenta ou diminua, sendo assim um dispositivo variável.

Os resistores fixos, que tem como o próprio nome já diz a sua resistência fixa, não podendo ser alterada por nenhum tipo de dispositivo que faça com que seu valor de resistência seja variado.

A primeira lei de ohm é baseada em três variáveis de medida o [V] que é o volt unidade de medida de tensão, [R] que é o valor da resistência elétrica dada em ohm e [I] que é a unidade de medida de corrente o ampere A.

Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este se denomina condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:

Onde:

É a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em volt (V);

É a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e

É a resistência elétrica medida em ohm (Ω).

Essa expressão não depende da natureza de tal condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente. Um dispositivo muito utilizado em aparelhos eletrônicos, como rádios, televisores e amplificadores, que obedece a essa lei é o resistor, cuja função é controlar a intensidade de corrente elétrica que passa pelo aparelho.

Entretanto, para alguns materiais, por exemplo, os semicondutores, a resistência elétrica não é constante, mesmo que a temperatura seja ela depende da diferença de potencial . Estes são denominados condutores não ôhmicos. Um exemplo de componente eletrônico que não obedece à lei de Ohm é o diodo.

Obtendo o valor de duas dessas variáveis é possível encontrar o valor da terceira que é a que falta, exemplo:

V=10V.

I=2A

V=R.I R=V\I  R=10/2  R=5ohm.

2. Desenvolvimento

Resistores.

São elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a em energia térmica. Os resistores quando percorridos por corrente elétrica, dissipam energia elétrica, essa energia dissipada é transformada em energia térmica. Essa conversão de energia é chamada de efeito joule. Nas linhas de transmissão de energia elétrica essa conversão é indesejável, no entanto, nos ferros elétricos e nos aquecedores, por exemplo, essa transformação é importante para o cotidiano. Os resistores possuem diferentes valores de resistências e nos circuitos elétricos os resistores são representados da seguinte forma:

O valor da resistência dos resistores pode ser identificado através dos códigos de cores, cada faixa de cor e posição que tem num resistor representa um número, como mostra a figura1.

Figura 1 – Exemplificação das cores no resistor.

Fonte – Imagens Google.

O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro.

Código de cores para resistores,éa convenção utilizada para identificação de resistores de uso geral.

Existem basicamente duas maneiras de medir a resistência de um resistor:

1ª- Utilizando a ajuda de um aparelho chamado de multímetro;

2ª- Ler o código de cores para um resistor;

Utilizamos o seguinte procedimento para fazer a leitura das cores de um resistor:

• Indicar o primeiro algarismo significativo da resistência (A) como mostra a figura 2, em ohms;

• Indicar o segundo algarismo significativo da resistência (B);

• Indicar a potência (C)como mostra a figura 2, pela qual deve ser multiplicado o número formado pelos dois primeiros algarismos significativos A e B.

• Indicar a tolerância em % (D)como mostra a figura 2.

• Formula: R=AB*C+- D

Figura 2 – Como ler os códigos de cores no resistor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com