TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lendas

Seminário: Lendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. As lendas são narrações fantasiosas, escritas ou orais, nas quais os fatos históricos são deformados pela imaginação popular, que mescla a realidade com a ficção. Estas narrativas surgiram por acaso, não se sabe ao certo de onde vieram, nem quando ou como apareceram, são frutos da imaginação humana e versam sobre vários assuntos da natureza, do homem, acontecimentos históricos, religiosos, etc., retratam histórias de heróis humanos que refletem os anseios de um grupo ou de um povo de maneira imaginária e fantástica.

As lendas acompanhadas de mistérios, assombrações e medo, enfeitam e caracterizam o lugar, girando quase sempre em torno de tipos imaginários como feiticeiras, duendes e entidades míticas, tornando-as como se fossem reais.

O que mais caracteriza a lenda é a sua narração de maneira fascinante, encantadora, inventiva e misteriosa que aos poucos vai envolvendo seus ouvintes, de tal forma que até aqueles que não acreditam nas histórias, acabam por transmiti-las a outras pessoas.

Segundo Coelho (2002): As narrativas surgidas em diferentes regiões foram guardadas na memória do ser humano e contadas de um para outro, levado por peregrinos ou viajantes. Que foram encantando homens e crianças de todos os lugares do mundo ensinando o bem, repudiando o mal e valorizando o sonho a fantasia, o imaginário. Estes contos foram se transformando, de uma região para outra, de acordo com as mudanças de costumes, da vida dos lugares e dos ideais ambicionados pelos diferentes povos. (p.22)

OBJETIVO GERAL:

Incentivar o gosto por ouvir histórias através do contato com diversos gêneros literários, despertando a imaginação, a fantasia e ampliando gradativamente seu vocabulário e sua oralidade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Interessar pela leitura de histórias e manusear livros de literatura infantil; Fazer leitura de imagens (gravuras); Recontar histórias ouvidas; Identificar personagens principais; Trabalhar a linguagem escrita através da oral; Desenvolver a oralidade; conhecer alguns gêneros literários (contos de fadas, fábulas, lendas...); Ter livre acesso ao cantinho da historia, manuseando e realizando leitura espontânea das histórias.

Através da linguagem simbólica, a literatura infantil pode influenciar na formação da criança, que passa a conhecer o mundo em que vive de maneira a compreender: o bem e o mal, o certo e o errado, o belo e o feito, amor e raiva, a dor e o alivio, entre outros. Por isso, aos poucos, a criança compreende o mundo adulto do qual faz parte. Assim como destaca GOES (1990, p. 16)

"A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor reage, reavalia, experimenta as próprias emoções e reações."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com