TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberdade

Artigo: Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

A liberdade da vontade é a possibilidade de construir de que o homem dispõe é uma propriedade especifica, pertence ao próprio ser. Não e uma característica adquirida, social, e constituida do ser homem. Nunca e uma imposição, e por si mesma. O homem e livre porque não pode ser de outra forma, ou não seria um ser humano. Pela liberdade o homem pode planificar e execeutar a idealização da sua vida. Ninguem e nem o proprio Deus pode posiciona-se no lugar do homem e decidir por ele.

A liberdade esta dedicada a possibilidade de realização ou facasso do projeto pessoal. A pessoa pela liberdade, senti-se capaz de progresso, da realização do humanismo. De ser mais do que ela sempre foi. Mesmo depois do mais terrivel fracasso da mais conpleta alienação continuamos a ter uma conciencia livre palpitando dentro de nós. Seu comportamento e outro. Enquanto os animais se ajustam ao conjuto da natureza, o ser humano sente necessidade de construir acima do natural. Para fazer essa necessidades, ele parte da cultura que herda dos antecessores.

O homem e um ser que sempre esta a caminho, entende sua existencia em termo de progresso. O homem e um ser no mundo, possui um corpo biologico que o sugeita ao mundo físico e, por ser do mundo, precisa das coisas e das outras pessoas para realizar seu projeto pessoal.

No mundo o “eu” esta sempre em comunicação com os outros “eus”, seu corpo serve para se comunicar. A comunicação e a característica que possibilita ao homem a travessar com êxito a existência.

Evidenciamos um dos maiores problemas que esta acontecendo com a organização social e marcada pela forma de produção neoliberal: a redução do ser humano a condição de coisa. A sociedade esta caracterizado pelos grandes progressos do campo da tecnologia, da planificação da produção e da comunicação. Essa nova realidade trouxe grande benefícios, para a humanidade, mas também gerou importantes mudanças na vida interpessoais. A vasta produção de objetos oferecidos ao consumo, junto com o consumo tornando-se de bens necessários e supérfluos de informações e de serviços levou as pessoas a adotar novas formas de pensar, agir e sentir.

Assim foram perdendo os grandes ideais que caracterizavam a modernidade, ( Deus, estado, sociedades, família, igualdade e fraternidade). O que ficou no lugar foi a ideia de que tudo e transitório e mediato. Hoje nos vivemos num mundo de valores tulmutuado, onde o consumo e o lucro, e o individualismo trou-se uma crise de valres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com