TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Tese: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

Quais são os principais fatores estressores para o trader? Maria Alice Fontes, Psy. PhD.

Você saberia dizer diretamente o que mais te afeta psicologicamente durante as operações no mercado? Com objetivo de estudar o quais os fatores que mais estressam o trader, 70 alunos de um serviço educacional online, especializado em operar “ao vivo”, fizeram parte de uma pesquisa exploratória.

Dos 70 participantes, a grande maioria (92%) era do sexo masculino, com 39,6 (±11,3) anos, ensino superior (15 anos de escolaridade em média). Eram operadores que estavam no mercado em média há 30 meses (2,5 anos) e dedicavam seu tempo quase que integralmente ao mercado, operando 5,7 (±2,5) horas por dia e 26,5 (±9,7) horas por semana.

Apesar de estarem se dedicando quase que integralmente ao mercado, reconheciam ter pouco conhecimento sobre a psicologia do mercado, dando maior ênfase a análise técnica. Entretanto, foi interessante notar que apesar de julgarem ter um bom conhecimento sobre risco e tamanho de posição, dos 70 participantes, 48 (68,5%) já tinham tido alguma experiência traumática no mercado, e destes, a maioria ainda sentia repercussões negativas no seu trabalho como trader.

Os fatores estressores para o Trader

A escala de fatores estressores para o trader foi desenvolvida e padronizada por Fontes e Williams, especificamente para este fim. Foram descritos 39 fatores que poderiam estar causando estresse no trabalho enquanto operador, pontuados em uma escala de 5 pontos, onde 1 era considerado “não estressante” e 5 “muitíssimo estressante”. Após a pontuação de cada fator individualmente pelos 70 traders, foi elaborado um ranking dos fatores considerados mais estressantes pelo grupo.

Os 10 principais fatores, apontados como muitíssimo estressante pela maioria dos operadores foi, em ordem de intensidade:

1) Operar em condições técnicas desfavoráveis (3,9)

2) Aplicar dinheiro que não pode perder (3,7)

3) Tentar reverter um prejuízo (3,7)

4) Ter medo de errar (3,4)

5) Ter medo de perder dinheiro (3,4)

6) Perceber que o trade será “stopado”( 3,3)

7) Definir o momento de entrada no trade (3,3)

8) Ter expectativa frustrada (3,2)

9) Ter falta de informação (3,2)

10) Operar com tamanho de posição elevado (3,2)

Operar em condições técnicas desfavoráveis

Este é o principal fator causador de estresse para os traders. Será que os operadores sabem realmente identificar uma condição técnica desfavorável? Os técnicos do mercado precisariam auxiliá-los a compreender que o mercado tem somente dois comportamentos: tendência e consolidação. Operar condições técnicas desfavoráveis é o mesmo que sair para navegar em um mar revolto, com sinais evidentes que uma tempestade está pela frente. Nestas situações, o medo, a apreensão e a ansiedade são os principais elementos, e seria mais prudente se operador pudesse ficar fora do mercado quando encontra estas condições.

Aplicar dinheiro que não pode perder

A maioria dos operadores tem uma pequena compreensão a respeito da matemática do mercado ou da gestão de risco de capital. Eles arriscam muito, acima de suas possibilidades, o que aumenta bastante as chances de perderem o dinheiro que não poderiam arriscar. Assim, alguns operadores deixam o mercado antes mesmo de terem a oportunidade de aprender. Colocam em risco muito mais do poderiam e acabam por comprometer, mais do que a sua conta bancária, mas a sua própria integridade psicológica.

Seria importante que os traders pudessem começar a operar, destinando uma quantidade de capital que não comprometesse a sua vida econômica diária. Vale lembrar que operar no mercado financeiro tem um custo associado e inerente a própria atividade, como a corretagem e o processo de aprendizagem inicial. Colocar em risco capital que não se pode perder é um dos caminhos mais rápidos para se machucar profundamente.

Liderança e seus tipos.

Conceito - Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.

As pessoas são, sem dúvida, o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, necessário ao ponto de pequenas, médias e grandes empresas terem um setor somente desenvolvido em função delas: o departamento de R.H. Em outras palavras, elas são o capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna. De fato, os líderes influenciam seguidores. Por este motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmo conceitos.

Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Porém, existem três implicações importantes nesta definição:

1ª) A liderança envolve outras pessoas: Onde houver mais de uma pessoa, haverá a necessidade de um líder, o que contribuirá na organização de um trabalho, tarefa ou até mesmo no convívio familiar.

2ª) A liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre os líderes e os demais membros do grupo: A distribuição de poder dentro de uma empresa é sem dúvidas sua ponte para crescimento.

3ª) A liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos seus seguidores– Pode até faltar os recursos, só não pode faltar a criatividade para criá-los.

Sabendo que a liderança é o exercício adequado da função de líder. Ou em resumo: é o indivíduo que exercita sua capacidade de persuasão, argumentação e carisma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com