TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Algoritmo

Exames: Lista De Algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

Fernando tem 1,50m e cresce 2 centímetros por ano, Enquanto João tem 1,10m e cresce 3 cm por ano. Elaborar um algoritmo que calcule e apresente quantos anos serão necessários Para que João seja maior que Fernando.

Var

Inteiro anos

Inicio

alt_c, alt_j: real

alt_c<-1,5

alt_j<-1,1

anos=0

ENQUANTO alt_j < alt_c

alt_c <- alt_c + 0,02

alt_j <- alt_j + 0,03

anos <- anos +1

Fimenquanto

Escreva(“Serão necessarios”, anos, “anos”).

Fim

9. Escrever um algoritmo que leia o nome e o sexo de 5 pessoas e informe o nome e se ela é homem ou mulher. E por fim mostre o total de homens e de mulheres.

Algoritmo var

nome, sexo: caractere

x, h, m: inteiro

inicio

Para cont de 1 ate 5 faca

limpatela

escreva("Digite o nome: ")

leia(nome)

escreva("H - Homem ou M - Mulher: ")

leia(sexo)

Se sexo = "H"

h <- h + 1

Se sexo = "M"

m <- m + 1

senão

escreval("Sexo só pode ser H ou M!")

fimse

Fimpara

escreval("Foram inseridos",h," Homens")

escreval("Foram inseridos",m," Mulheres")

fimalgoritmo

10. Um comerciante requisitou os serviços de um agricultor, o qual exigiu o pagamento em moedas de ouro, da seguinte forma: as moedas de ouro seriam dispostas em um tabuleiro de xadrez, de tal forma que a primeira casa do tabuleiro tivesse uma moeda, e as casas seguintes o dobro da anterior. Construa um algoritmo que calcule quantas moedas o comerciante deverá pagar ao agricultor.

a sequência das moedas no tabuleiro será: 1, 2, 4, 8, 16, 32, ......

A progressão geométrica (PG) é uma forma de apresentar uma seqüência de números tendo como elemento constante a multiplicação do termo anterior por um número. (2,4,8,16,32,64,...) Um exemplo de PG é quando o quociente entre dois números consecutivos é igual a 2.

Conta-se uma a lenda que o inventor do jogo de xadrez foi agraciado pelo rei por sua invenção com um pedido. O inventor pediu pouca coisa: 1 grão de trigo Para a primeira casa do tabuleiro de xadrez, 2 grãos pela segunda casa, 4 grãos pela terceira casa, 8 grãos pela quarta casa e assim sucessivamente até a 64º do tabuleiro. Será que ele pediu pouca coisa?

O resultado é nada menos que18.446.744.073.709.551.615 grãos... ou seja, dezoito quintilhões, quatrocentos e quarenta e seis quatrilhões, setecentos e quarenta e quatro trilhões, setenta e três bilhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinqüenta e um mil, seiscentos e quinze grãos.

Fonte: Carlos Alberto Campagner. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/matematica/progressao-geometrica-pg-formula-da-sequencia-numerica.htm

E está lenda foi adaptada Para o enunciado da questão 10.

Algoritmo "Pagamento"

Var

contador: inteiro

pagamento: real

inicio

Para contador de 2 ate 64 faca

pagamento <-1+ 2^contador

Fimpara

escreva ("O comerciante pagará ", total, " moedas de ouro ao agricultor.")

fimalgoritmo

11. Faça um algoritmo que receba o preço de custo e o preço de venda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com