TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Casos: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2014  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 16

LITERATURA INFANTIL

Autores: Alessandra Zeitz de Matos Spagnuolo

Elaine Cristina de Novaes Tribess

Lucimara Faust Correa

Tatiane Martins Ribeiro

Professor - Tutor Externo: Mara Manske

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia – PED1158- Pratica do Módulo I – Processos Educativos

29/10/2014

RESUMO

Este trabalho propõe-se analisar aspectos da literatura infantil como o seu uso no processo de formação moral e social da criança, sua importância em sala de aula e de que forma os contos de fadas colaboram para o desenvolvimento da imaginação da criança. Para isto foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica e entrevista com uma pedagoga e escritora. A partir da literatura infantil é possível refletir, analisar, comparar e questionar, ou seja, formar um senso crítico e reflexivo na criança. Ela é um caminho que leva ao desenvolvimento da imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É uma importante ferramenta de transmissão de valores.

Palavras-chave: Literatura Infantil, contos de fadas, sala de aula.

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. As escolas buscam conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar positivamente neste processo.

Segundo Coelho (2000, p.14) “a literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir na sociedade em transformação: a de servir como agente de transformação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto”. Para isto, os autores precisam, para criar um universo literário significativo e coerente em suas mensagens, uma determinada consciência do mundo ou certa filosofia de vida.

A literatura infantil é uma fonte saudável de alimento para a imaginação infantil. Ela pode ser apresentada como veículo criador de valores.

Através dela estimula-se na criança a capacidade de entender, pensar e imaginar. Conforme a criança vai lendo ou escutando, ela mesma forma uma interpretação no mundo imaginário, muitas vezes recriando a própria história.

Este trabalho foi realizado através de estudo bibliográfico com diversidade de autores.

O objetivo desta pesquisa é avaliar como o uso da literatura infantil contribui no processo de formação moral e social da criança, como devemos utilizá-la em sala de aula e de que forma os contos de fadas contribuem para o desenvolvimento da fantasia e do lúdico da criança.

2 LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO MORAL DA CRIANÇA

Até as duas primeiras décadas do século XX, as obras didáticas produzidas para a infância, apresentavam um caráter ético-didático, ou seja, o livro tinha a finalidade única de educar, apresentar modelos, moldar a criança de acordo com as expectativas dos adultos. A obra dificilmente tinha o objetivo de tornar a leitura como fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. Havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica, ou que faziam pequenas viagens em torno do cotidiano, ou a afirmação da amizade centrada no companheirismo, no amigo da vizinhança, da escola, da vida.

Por volta dos anos 70 a literatura infantil passa por uma revalorização. Ela se ramifica por todos os caminhos da atividade humana, valorizando a aventura, o cotidiano, a família, a escola, o esporte, as brincadeiras, penetrando até no campo da política e suas implicações.

Hoje a Literatura Infantil vem ganhando espaço e credibilidade. Pais, educadores e escritores tem visto como ferramenta de transmissão de valores.

Segundo CLAPAREDE (apud Coelho, 1911):

O interesse das crianças pelas historias ou o prazer que demonstram ao ouví-las ou lê-las são os sintomas de que tal ato, mais do que simplesmente diverti-las, satisfaz a uma necessidade interior e instintiva: a necessidade do crescimento mental, inerente ao ser em desenvolvimento.

Este crescimento mental, que está em desenvolvimento, precisa estar preenchido com informações e conceitos para que se possa mentalizar e compreender a vida, o mundo, pois isto é condição básica do ser humano. Em um mundo tão rápido, prático e tecnológico, é imprescindível que as crianças tenham este contato imaginário através da literatura infantil para se tornarem adultos criativos, sensíveis e capazes de compreender a sua própria realidade.

Mas será que realmente a literatura infantil contribui para a formação moral e social da criança?

Segundo Bakhtin (apud Malamann, 2011) a literatura infantil é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

Através da literatura infantil é possível orientar até comportamentos, pois a criança toma posição de acordo com a conduta de personagens, despertando a reflexão dos valores morais. Mas afinal, o que é moral? Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio Online a “moral é o conjunto de princípios e valores de conduta do homem, ou ainda, bons costumes e conjunto de regras e princípios que regem determinado grupo”.

As pessoas cultivam diferentes valores, porém alguns são essenciais para o bom convívio na sociedade com solidariedade, respeito ao próximo e a natureza.

3 LITERATURA INFANTIL EM SALA DE AULA

Literatura infantil é uma forma produtiva e eficaz de ensinar. Em sala de aula, o professor é parte fundamental para que as crianças adquiram o hábito pela leitura, pois, é através da leitura que se desenvolve a capacidade de entender e apreende a organizar seus pensamentos, a desenvolver o seu imaginário.

Acredita-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com