TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Dissertações: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Logística Reversa é o processo logístico de retirar produtos novos ou usados de seu ponto inicial na cadeia de suprimento, como devoluções de clientes, inventário excedente ou mercadoria obsoleta, e redistribuí-los usando regras de gerenciamento dos materiais que maximizem o valor dos itens no final de sua vida útil original.

Uma operação de logística reversa é consideravelmente diferente das operações normais. Devem-se estabelecer pontos de recolhimento para receber os bens usados do usuário final, ou remover ativos da cadeia de suprimento para que se possa atingir um uso mais eficiente do inventário / material.

Requer sistemas de embalagem e armazenagem que garantam que a maior parte do valor que ainda há no item usado não se perca por um manuseio incorreto. Também requer frequentemente de um meio de transporte que seja compatível com o sistema logístico regular. A disposição dos materiais pode incluir a devolução de bens ao inventário ou armazém, devolução de bens ao fabricante original, venda dos bens num mercado secundário, reciclagem, ou uma combinação que gere o maior valor para os bens em questão.

Logística reversa, segundo CLM (1993, p.3), de forma bem sintética é o retorno do material que já foi utilizado pelo consumidor final e envolvem atividades ligadas à redução, gestão, destino final das embalagens e produtos perigosos ou não perigosos após a utilização do consumidor.

Dentre as definições esta a de STOCK (1992, p.73), “Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição e reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.”

Para Leite (2006), a logística reversa é a área da logística que opera, planeja e controla o fluxo de matérias e as informações de retorno de seus bens produzidos pós-vendas e pós-consumo ao ciclo de produção ou inicial, ocorrendo através de canais reversos agregando, dessa forma, valor aos seus bens seja econômico ou ecológico ou logístico ou de imagem corporativa.

Nos anos 80 os gastos com a proteção ambiental começaram a ser vistos pelas empresas

líderes não primordialmente como custo, mas sim como investimento no futuro e em

paralelo, como vantagem competitiva.

“ADMINISTRAR COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA” passou a ser o lema dos empresários

voltados para o futuro. ¹

Apesar do conceito de sustentabilidade empresarial ser bem aceito por alguns empresários, ainda faltavam argumentos que viabilizassem o desenvolvimento de políticas que a promovessem. Em 1994 Elkington apresentou o conceito TBL (Triple Botton Line) também conhecido como 3P (People, Planet e Profit) ou Pessoas, Planeta e Lucro.

CONCEITO DE GESTÃO AMBIENTAL

Com a mudança da cultura e a sustentabilidade sendo um novo paradigma no processo de desenvolvimento, muitas restrições comerciais começam a surgir, exigindo o cumprimento de normativas ambientais, o que implica em maiores investimentos.

No entanto, ao mesmo tempo em que as empresas são obrigadas a reverem seus processos, o Gerenciamento Ambiental agrega um valor de marketing positivo, pois o mercado consumidor passa a exigir produtos elaborados a partir de processos “mais limpos”.

“Através de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) a empresa pode planejar melhor suas atividades, buscando eliminar ou minimizar os impactos produzidos ao meio ambiente” Kraemer (2004).

Consolida assim o conceito de Gestão Ambiental, reduzindo e controlando os impactos gerados ao meio ambiente.

ATIVIDADES PARA O GERENCIAMENTO AMBIENTAL

 Elaborar estratégias de administração ambiental;

 Gerar instrumentos com finalidade de corrigir os danos causados no meio ambiente;

 Implementar programas para diminuição da poluição – Adequação dos produtos de acordo co m as especificações ecológicas;

 Certificar de que a empresa esteja em conformidade com as legislações ambientais;

 Inspecionar o programa ambiental da organização;

 Garantir o retorno dos resíduos gerados visando à correta disposição;

 Planejar, dirigir, controlar e alocar recursos;

 Reduzir ou eliminar danos causados sobre o meio ambiente.

A logística reversa é justamente a estratégia que cumpre o papel de operacionalizar o retorno dos resíduos de pós venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, considerando que somente dispor resíduos em aterros sanitários, controlados ou lixões não basta no atual contexto empresarial.

LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO

Área da logística que trata dos bens no final de vida útil, dos bens usados com possibilidade de reutilização (embalagens) e os resíduos industriais.

MOTIVO DO RETORNO

• FIM DE UTILIDADE AO PRIMEIRO CONSUMIDOR.

• FIM DE VIDA ÚTIL.

• RESÍDUOS INDUSTRIAIS.

DESTINO DOS PRODUTOS

• VENDA AO MERCADO SECUNDÁRIO.

• REMANUFATURA.

• DESMANCHE.

• RECICLAGEM.

• ATERRO SANITÁRIO.

• INCINERAÇÃO.

MOTIVO DO RETORNO

• ERROS DE EXPEDIÇÃO.

• EXCESSO DE ESTOQUES.

• PRODUTOS SAZONAIS.

• DEFEITUOSOS.

• VALIDADE DE EXPIRAÇÃO.

• DANIFICADOS EM TRÂNSITO.

DESTINO DOS PRODUTOS

• MERCADO PRIMÁRIO.

• CONSERTO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com