TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística reversa

Tese: Logística reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

"A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo". E muito útil nos dias de hoje, onde estamos preocupados com o meio ambiente e custos. Colocando em pratica a reutilização de embalagens, as empresas economizarão em produção, evitarão consequências ambientais e ganharão um diferencia no mercado, pois ainda são poucos os que adquiriam essa estratégia. Quando se tem um diferencial sua empresa ganha status perante as

Outras.

O ponto principal da logística reversa é cuidar do produto após a sua utilização, fazendo com que ele seja reutilizado, diminuindo custos e impactos ambientais, como contaminação do solo. O resíduo industrial é um dos mais graves problemas ambientais.

Além da parte econômica e ambiental a logística reversa é um atrativo para o consumidor, atualmente as pessoas estão mais conscientizadas e exigentes, ninguém quer ser culpado por comprar um objeto que prejudique o meio ambiente.

O problema que enfrentamos, é que grandes empresas possuem produtos recicláveis, porém quantas delas trabalham para que esse processo seja cumprido. O McDonald's, por exemplo, seus produtos são protegidos por embalagens que podem ser recicladas, mas, quantas vezes você já viu alguém separando esse material e reutilizando. Existem os coletores seletivos, mas não é válido separar o produto quando não se tem um responsável por ele. Mesmo esse material sendo reciclados eles irão apenas reduzir o volume de lixo e continuarão indo para aterros sanitários, só não ocuparão tanto espaço.

A logística reversa é uma solução que garante a sustentabilidade do planeta e acaba gerando novas oportunidades de negócios para as empresas.

POR QUE USAR LOGÍSTICA REVERSA.

A logística reversa foi criada com o intuito de preservação do meio ambiente.

Com o passar do tempo e o avanço tecnológico a introdução de novos produtos no mercado, levou ao alto consumo de mercadorias que aumentam o lixo urbano.

Isso ocorre porque os canais reversos de distribuição, normalmente, não estão estruturados, havendo desequilíbrio entre as quantidades de materiais descartados e o reaproveitamento. Temos um exemplo comum: O país em que habitamos o BRASIL, não tem como pratica a coleta seletiva. Com esta falta de estrutura, podemos garantir que o reaproveitamento de embalagens recicláveis como: PET, VIDRO, PAPELÃO, é quase impossível, isso porque estes produtos são descartados junto com qualquer outro tipo de lixo, que inviabiliza o reaproveitamento.

Para controlar este cenário de grande impacto ambiental, as empresas, o governo e a sociedade devem somar esforços para aplicar programas de reciclagem e, deste modo, conscientizar a população sobre sua importância.

Enquanto as empresas procuram elaborar canais reversos, no intuito de adequarem-se as exigências legislativas e dos consumidores, além de visarem um diferencial estratégico para imagem corporativa e alcançar novos mercados.

É importante lembrar que a atividade da Logística Reversa é para obter o reaproveitamento de produtos usados, isso pode agregar valor ao produto no mercado, pela imagem corporativa que é associada ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com