TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luminotecnica

Projeto de pesquisa: Luminotecnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Neste trabalho estudaram-se conceitos, métodos e a importância da luminotécnica. Foram vistos variados tipos de lâmpadas, suas características, ambientes adequados para suas respectivas aplicações e comparativos entre as mesmas. Além disso, foram apresentadas formas de calcular a iluminação e a quantidade de lâmpadas adequadas a um determinado ambiente.

INTRODUÇÃO

Muitas vezes projetistas julgam-se aptos a fazer projetos de iluminação apenas de forma intuitiva e visual. Como consequência, muitos ambientes internos apresentam iluminação deficiente ou por estarem superdimensionados, aumentando, assim, as despesas com energia elétrica, ou por estarem subdimensionados, provocando desconforto e prejudicando os frequentadores de tal espaço.

Iluminar não significa apenas destinar a um local ou superfície uma determinada quantidade de fluxo luminoso, mas criar condições com a luz para que as atividades sejam desenvolvidas pelo modo mais eficiente e confortável. É esse o motivo que torna a luminotécnica tão importante, pois ela fornece as ferramentas necessárias para a criação de ambientes com iluminação adequada através de uma série de procedimentos que vão desde a escolha apropriada dos aparelhos de iluminação até a disposição dos mesmos, tudo isso da forma mais eficiente possível.

LÂMPADAS E LUMINÁRIAS

1 – Lâmpadas

As lâmpadas elétricas podem ser classificadas de acordo com seu processo de emissão de luz. Basicamente, pertencem a três tipos: incandescentes, de descarga e de estado sólido (LED).

1.1 – Lâmpadas Incandescentes

Seu princípio de funcionamento baseia-se no aquecimento de um filamento, normalmente de tungstênio, devido à potência elétrica dissipada por ele quando em funcionamento. Ao chegar ao estado de incandescência passará a emitir radiação, grande parte dela na forma de luz (espectro visível). O filamento deve ser posto dentro de um bulbo com a presença de gás inerte (Nitrogênio e Argônio) ou vácuo, para evitar a sua oxidação.

a) Lâmpadas Incandescentes Convencionais São recomendadas para o uso em locais em que se deseja a luz dirigida, portátil e com flexibilidade de escolha de diversos ângulos de abertura de facho luminoso. São utilizadas, por exemplo, no destaque de mercadorias em lojas e, também, em estufas de secagem (lâmpadas infravermelhas).

Figura 1. Lâmpada Incandescente Convencional. a – Filamento; b – Gás Inerte ou Vácuo; c – Bulbo; d – Base. Possuem uma baixa vida útil, entre a horas; Grande influência de sua tensão de alimentação. Para cada de sobretensão, sua vida útil reduz-se em ; Baixa eficiência luminosa, entre e; Quando funcionam abaixo de sua tensão nominal sofrem grande influência. A cada variação de na tensão ocorre uma diminuição de em seu fluxo luminoso; Mais baixo custo de implantação; Índice de reprodução de cores é de , o que é muito importante em diversos tipos de aplicação.

b) Lâmpadas Incandescentes Halógenas Vida útil maior, em média 2000 horas;

Melhor eficiência luminosa variando de a e possui um índice de reprodução de cor semelhante ao da lâmpada convencional (), sendo considerado o melhor para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com