TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luticidade

Ensaios: Luticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 Como você explica a necessidade da brincadeira para o desenvolvimento da criança?

(Seu texto deve fazer referência somente ao conteúdo da Aula 1; • ter entre 6/8 linhas; não deve ser copiado do texto da aula, você precisa elaborar a resposta). Valor: 0,0 a 0,3

R: A necessidade de brincadeiras é muito importante sim para o desenvolvimento das crianças, já que levando esse recurso para o aspecto social, é de grande avalia mencionar que esse recurso favorece aspectos que as crianças precisara ao longo de sua vida, como: aprender a resolver problemas, respeitar as regras, interagir socialmente, desenvolver sua autoconfiança, ter empatia. O que percebemos cada vez mais em nossa sociedade é que as crianças brincão cada vez menos por inúmeros motivos: por te que trabalhar, por te que estudar para tirar notas altas, ou por não ter com quem brincar, dentre de inúmeros motivos, diante disso os infantes estão crescendo com agressividade, estressados, individualistas, egoístas e até depressivos, ocasionados muitas vezes pela ausencia do brincar na infância que é a atividade mais natural de agir e se expressar.

1.2 Qual o papel do professor durante as brincadeiras? (Resposta não pode ser copiada, é a sua compreensão da aula em estudo - Máximo 5 linhas). Valor: 0,0 a 0,3

R: O professor desempenha o papel de extrema importante, porque é através de observação de uma criança brincando é possível descobrir o estado de anímico, o temperamento, o desenvolvimento motor, efetivo, social e dessa forma facilitará o trabalho pedagógico do professores de forma eficiente ajudando seus pequeninos a crescerem sem nenhum prejuízo também que o papel do professor é esta atento nas ações de cada criança interagir juntos com elas .

1.3 Copie abaixo o texto de Huizinga que descreve a origem latina da palavra jogo. (Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa constar o nome, ano e página) Valor: 0,0 a 0,3

R O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra: ludus […]. Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar. […] Ludus foi suplantado por um derivado de jocus, cujo sentido específico (gracejar, troçar) foi ampliado para o de jogo em geral. É o caso do francês jeu, jouer, do italiano gioco, giocare, do espanhol juego, jugar, do português jogo, jogar (HUIZINGA, 1993, p. 41).

1.3 Copie os conceitos simplificados das seguintes expressões: Valor: 0,0 a 0,4

a- Atividade lúdica: qualquer atividade espontânea da criança que resulte em alegria, diversão e prazer;

b- Brincadeira: é a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginária, representações variadas e de interação social;

c- Brinquedo: o objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta;

d- Jogo: refere-se à ação lúdica, sujeita a regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação lúdica.

Atividades da Aula 02

2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8

Na Grécia Antiga, Platão em sua obra “As Leis” faz os primeiros registros sugerindo o uso dos jogos na educação da criança. Seu discípulo, Aristóteles, sintetiza numa frase o seu pensamento: “É preciso brincar para se tornar sério”.

(v )

Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (século IV), as escolas eram restritas e só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas somente em desenvolver o intelecto e a criatividade, favorecendo a inclusão dos jogos.

( f )

Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas.

(v )

Os jesuítas (séculos XVI - XVIII) implantam seu sistema educacional na Espanha, Itália e Portugal e deste para as colônias. Fundaram 578 colégios e 150 seminários espalhados na Europa, no Brasil e na Austrália.

(v )

Pestalozzi (1746-1827) foi influenciado pela obra “Emilio” de Rousseau. Fundou escolas e escreveu seu método pedagógico na obra “Como Gertrudes ensina suas crianças”. É considerado um dos pioneiros da pedagogia moderna.

( f )

A Declaração Universal dos Direitos da Criança, assinada 20 de Dezembro de 1959, numa Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), descreve em dez princípios os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças.

(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com