TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MASSAGEM ESPORTIVA

Ensaios: MASSAGEM ESPORTIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 9

VERA REGINA ADELINO

MASSAGEM ESPORTIVA

MANOBRAS E CONCEITOS

Curso: Fisioterapia

Acadêmica: Vera Regina Adelino

Orientadora: Cristine

TUBARÃO, 2014

MASSAGEM ESPORTIVA

A Massagem Esportiva tem suas origens acidentais por volta de 700 a.C, na Grécia, e era usada para melhorar a performance dos atletas, assim como aliviar as dores após uma competição, ou ajudar na recuperação de lesões, sendo que já durante esta época há registro de imagens que mostram massagens na região dorsal e na região torácica de boxeadores, assim como automassagem.

Hoje em dia as técnicas usadas na massagem desportiva têm respaldo científico e objetivos específicos, podendo ser aplicadas antes, durante e depois de uma competição, assim como para o tratamento de lesões, tudo visando a melhora do atleta.

No ramo esportivo a massagem é muito usada para prevenir lesões de músculos e tendões e reduzir tensão ou dores do atleta, aumentar a circulação sanguínea, quebrar aderências, melhorar a flexibilidade, preparar a musculatura para o exercício, eliminar as toxinas da musculatura e tonificar o tecido muscular.

A massagem esportiva é muito vista em competições de atletismo, onde o esforço nas pernas é extenuante e brusco, ocasionando neste tipo de atleta muitas dores entre uma competição e outra. Antes de uma competição o efeito tanto psicológico como físico de uma massagem é muito importante. A massagem é recomendada pelo menos uma vez por semana a quem pratica atividade física, já para atletas é recomendável pelo menos três vezes por semana.

A massagem desportiva utiliza principalmente as mãos e manobras como o deslizamento, amassamento, fricção, tapotamento, vibração e choque, sendo que a principal diferença entre a massagem desportiva e os outros tipos de massagem relaxante é a força e a velocidade maior, pois aquela visa a liberação de adrenalina e esta a liberação de hormônios relaxantes, sendo que de modo geral a massagem desportiva não trabalha o corpo inteiro e sim áreas isoladas, focando em grupos musculares grandes, geralmente, os que os atletas mais usam.

A massagem esportiva utiliza várias técnicas da massagem sueca só que a força, profundidade, ritmo são muito mais intensos na esportiva. Geralmente a massagem esportiva de competição é aplicada no local da atividade, exigindo, às vezes, improvisação, como por exemplo, macas portáteis, sendo que em competições futebolísticas ela é aplicada, muitas vezes, no meio do gramado.

Assim como em qualquer área da saúde é de responsabilidade do profissional que a aplica a massagem, desde a avaliação até a conclusão do tratamento, prezar pela segurança, conforto e privacidade do atleta, assim como pela eficácia do procedimento.

Sendo que antes de se iniciar um tratamento é preciso todo um conhecimento prévio sobre o histórico de doenças do paciente assim como a atividade que atua, para deste modo ser estabelecido um plano de tratamento e um objetivo específico.

Um ponto importante é saber o que o atleta sente, e pedir sinceridade, pois muitos, por vontade de voltar logo às competições, mentem sobre sua condição física assim como sobre se sentem dor ou não, sendo que para se avaliar a dor de um atleta pede-se para ele escala-la em um valor entre 0 e 10, sendo que este valor deve ser mantido entre 5 e 8, pois mais que isso a dor é tanta que prejudica os efeitos da massagem, pois na hora desta o músculo deve estar relaxado, e não contraído, como quando temos dor.

Óleos, loções, cremes ou pomadas podem ser utilizados, exceto quando o local da massagem for no músculo mais usado pelo atleta, a não ser que este tome uma ducha fria após a massagem, um exemplo do porquê não utilizar óleos no pré e durante competição, é um lutador de jiu-jitsu, que se estiver com as mãos escorregadias por causa de um creme será prejudicado, assim como um jogador de futebol que poderá ter a bola desviada por estar com a pele muito escorregadia.

Em massagens pré e durante a competição não é recomendado a utilização de óleos e outros produtos escorregadios, sendo que o terapeuta deve procurar utilizar técnicas, como a fricção circular, que não necessitam de cremes para serem bem aplicadas, ou usar o próprio suor do atleta a seu favor.

Não é recomendado massagem na fase aguda de lesões, em tecidos com inflamações ou edemas, varizes, feridas não cicatrizadas, assim como em locais com algum tipo de problema de pele, assim como em regiões com cistos, tumores ou hematomas.

TIPOS DE MASSAGEM ESPORTIVA

Pré-evento: massagem que estimula a circulação , acalma a tensão nervosa , e prepara o atleta para o desempenho ideal , reduzindo as chances de lesões, pois prepara o músculo para tensão, deixando semi-tensionado, sendo que a duração é de 15 a 20 minutos, e não é recomendado o uso de óleos, cremes ou quaisquer tipo de produtos que possam deixar a pele do atleta escorregadia, pois dependendo do esporte isso poderá prejudica-lo.

Durante o Evento: Ajuda o atleta a se recuperar o máximo possível para o resto da competição, assim como diminuir as dores e prevenir lesões, tendo uma duração de 10 a 15 minutos.

Massagem Pós-evento: ajuda na recuperação depois de um grande esforço, relaxando a musculatura e ajudando na recuperação de lesões, não tendo tempo limite, podendo trabalhar o corpo inteiro, mas quando é feita em uma equipe grande a duração é a mesma que as outras.

Massagem de Manutenção: É a massagem feita entre as competições, fazendo parte da rotina de treinamento do atleta, é geralmente feita em um local adequado, na clinica do terapeuta, ou centro de treinamento, podendo ser aplicada no corpo inteiro. Como já diz o nome a massagem visa manter o corpo do atleta, sua flexibilidade e relaxamento muscular, focando na minimização dos problemas acarretados por grandes esforços físicos, assim como a prevenção de lesões.

De Tratamento: realizada em casos de lesões e outros problemas, visando um aceleramento no processo de cicatrização, sempre buscando trazer o atleta para o seu mais alto nível o mais rápido possível. Lembrando que qualquer tipo de massagem, inclusive esta, não é recomendada na fase aguda da lesão.

MANOBRAS

DESLIZAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com