TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE TREINAMENTO

Artigo: MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE TREINAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

O presente memorial, além da função de ser parte integrante do conteúdo exigido para conclusão do Curso de Pedagogia, terá também a função de informar a todos quanto o lerem, sobre a minha vida escolar e profissional enquanto estudante. Nesse memorial faço uma síntese da minha vida pessoal e profissional com o propósito de narrar fatos ocorridos antes e durante o curso. No ano de 1997 conclui o ensino médio (Magistério), ao final do curso estava certa que não queria atuar na aérea da educação. De lá pra cá percorri vários caminhos, fiz vários cursos técnicos, mais não estava me sentindo feliz...Em 2011 decidir fazer o curso, quando iniciei o curso de pedagogia fiquei um tanto apreensiva,confesso que achei que não daria conta de terminá-lo e não nego que o desânimo tomou conta. Tive muitas lutas, muitos obstáculos mais Deus está no controle de tudo.

Na 1º etapa posso dizer que fui tendo uma nova visão da concepção de Educação e de vida, pois o curso foi me mostrando um direcionamento mais sensato e completo tanto no lado pessoal, quanto profissional e social. Posso avaliar o meu aprendizado de maneira muito positiva. Com a visão de mundo que tenho hoje, sei que não podemos apenas ficar sentado em um banco apenas olhando a vida passar, ao contrário é preciso agir. Na 1º etapa começou o processo de modificações onde passamos a ter acesso ao AVA na 2º etapa, postando nossas atividades on-line. Momento esse que causou grandes transtornos a nós alunos já que seriamos os primeiros a utilizar o sistema, encontramos grandes dificuldades como o sistema estava em fase inicial nem tudo funcionava corretamente e nem sempre as informações chegada a nós era transmitida de forma correta, isso causou muito stress na turma deixando alguns desanimados. Através da história da educação pude entender os desafios e dilemas pelos quais passou a educação brasileira através dos tempos e como ainda hoje com todas as mudanças ainda pode ver resquícios do passado.

Na 2ª Etapa do curso, aprendemos que nós educadores temos que estar sempre buscando novos métodos que possibilitem a aprendizagem de uma forma simples e produtiva. Na escola básica também não se ouvia falar em Projeto Político Pedagógico, mas nos tempos atuais, todas as escolas precisam elaborar seu PPP que deve ser um documento norteador do trabalho da escola. Este documento deve ser elaborado por todos os componentes da escola e deve estar em consonância com a legislação e as políticas públicas educacionais.

A LDB 9394/96 é a norteadora da política educacional brasileira e as diretrizes curriculares são os princípios que direcionam essas políticas. Desse princípio emergem os PCNs que por sua vez dão sustentação ao PPP. O Plano Nacional de Ensino é o principal documento de política pública decorrente da LDB.

No ensino tradicional a escola era administrada pelo diretor e somente ele tomava as decisões a respeito de tudo na escola. Atualmente a escola é administrada pelo gestor escolar dentro de uma gestão participativa onde todos os representantes de todos os segmentos da escola podem opinar e onde a escola tem relativa autonomia e independência para a tomada de decisões. Foi preciso que eu voltasse para os estudos depois de muitos anos para que mudasse minha maneira tradicional de ver a educação.

Na 3º etapa, com muito custo mais uma etapa foi vencida, alguns colegas desistiram, outros seguindo como eu, mas o importante é a luta pessoal de cada um. Foi nesta etapa que vim confirmar o meu desejo de ser uma profissional qualificada. Aprendemos nesta etapa sobre o lúdico e fiquei encantada ao conciliar as teorias de Dinello, Raimundo com a realidade vivenciada, no que se refere às atividades lúdicas como meio de aprendizagem aborda que há uma grande influência da brincadeira no desenvolvimento infantil e assim consequentemente sua motivação para o sucesso da aprendizagem. É necessário aproveitar o lúdico em sala de aula como facilitador do ensino aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras pedagógicas despertam nas crianças o gosto pela vida. De acordo com o referencial teórico de Vygotsky, é necessário dar ênfase ao aspecto cognitivo do jogo: o ser humano se desenvolve a partir do aprendizado, que envolve a interferência direta ou indireta de outros seres humanos.

Hoje posso dizer que tenho uma nova visão da concepção de Educação e de vida, pois o curso em si vem me dando um direcionamento mais sensato e completando no lado pessoal, quanto profissional e social, enfim, tenho uma nova visão de mundo, de homem e de sociedade. Espero ao final do curso, ser uma profissional preparada para novos rumos ao saber sistematizado, contribuindo assim, por uma educação melhor para todos.

Na 4º etapa pudemos observar as novas mudanças e como são aplicadas no cotidiano diário do educador gestor como o seu novo papel diante de tantas mudanças ocorridas. Para muitas escolas a função do coordenador ainda prevalece a de atendente, responde as emergências, sem um campo específico de atuação, apazigua as contradições dos professores, alunos e pais, responsável pela construção do PPP (Projeto Político Pedagógico), reuniões que a escola venha a oferecer. Para nossa realidade, ainda não consegue construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com