TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Trabalho Universitário: MEMORIAL DE FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ISMÁLIA CAROLINE DOS SANTOS

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Sabará

2012

ISMÁLIA CAROLINE DOS SANTOS

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Políticas e Gestão dos Espaços Educativos, Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica, Tecnologias da Educação.

Prof. Josilaine B. Ricci Nascimento, Melina Klaus, Okçana Battini, Edilaine Vagula.

Sabará

2012

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 4

HISTÓRIA DE VIDA 5

HISTÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

APRESENTAÇÃO

Sou Ismália Caroline Dos Santos, tenho 31 anos, sou solteira e moro em Sabará-MG. Acredito ser uma futura educadora que acredita que educação é a base da vida.

Apresento no primeiro capítulo a história da minha vida, narrando minha trajetória pessoal e familiar, apontando os fatos importantes desde da minha infância, como também , os meus objetivos e expectativas de vida .

No segundo capítulo, narro a minha historia acadêmica e profissional, descrevendo as experiências que obtive no decorre desta jornada escolar e profissional.

Apresento o motivo pela escolha da minha formação e minhas expectativas para esta graduação.

HISTÓRIA DE VIDA

Nasci em 03 de Dezembro de 1980 , às 17:30 na cidade de Sabará-MG.

Sou a primeira filha do casal Eduardo e Maria Eustáquia. Meus pais, pessoas batalhadoras, sempre lutou para nos dar o melhor. Meu pai era metalúrgico e minha mãe, do lar. Quando completei quatro anos, a minha irmã Bárbara nasceu.

Meus pais sempre foram presente em todos os momentos da minha vida. Eu e a Bárbara fomos criadas com muito amor, carinho e união. Honestidade e respeito foram os pilares da nossa criação. Aprendemos a sempre valorizar as pequenas coisas da vida.

Tenho ótimas lembranças de minha infância, sinto uma enorme saudade. Brinquei muito, de brincadeiras que hoje não se vê mais.

Adorava brincar de casinha com a minha irmã e minha prima Geórgia no quintal da vó Nega, era um quintal enorme cheio de arvores frutíferas. Me recordo um momento muito legal quando a Vó Nega nos ensinava as brincadeiras que fizeram parte da infância dela, como fazer bichinhos de legumes e frutas encontrados no quintal, boneca de pano feita com retalhos e peteca de bananeira, era muito bom!! Que momentos agradáveis.

Na minha adolescência as brincadeiras foram mudando, brincava muito na rua, com os meus amigos da vizinhança. Brincávamos de bola de gude, pique,pular corda, queimada, bambolê,amarelinha... e muitas outras brincadeiras que a tecnologia vem tomando espaço e hoje, muitas crianças nem sabe brincar dessas brincadeiras.

Nas férias, ia para casa do meu avô no interior, passava dias maravilhosos com minhas primas, pescava no córrego que passava no quintal, nadava, andava a cavalo, tirava leite e subia em árvore para colher frutas.

A noite todos sentávamos na beira do fogão à lenha, para ouvir as histórias do meu avô, a maioria era sobre assombração, e como não havia energia elétrica na casa, ficávamos com muito medo na hora de dormi.

Aos Doze anos, aprendi fazer crochê com minha mãe, a partir desse momento despertou em mim uma habilidade e paixão pelo artesanato. Vó Nega observando a minha habilidade, me presenteou com linhas, panos, tesouras, agulhas e um bastidor. Me ensinou os primeiros pontos de bordado, com toda a paciência , tenho meu primeiro pano guardado com muito carinho, até hoje.

Aos Dezenove anos conheci o Douglas e começamos a namorar, uma pessoa que eu tenho muito carinho, pois já são doze anos, de muito amor e cumplicidade.

Em 2006, perdi meu pai, foi muito difícil, ele era toda a base da família, o alicerce. Tento superar a cada dia a sua perda. Ele era o maior incentivador para que eu e minha irmã estudássemos e nunca media esforços para nos dar uma boa formação.

Sei que aonde ele está, ele está muito feliz,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com