TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marciacristy

Projeto de pesquisa: Marciacristy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

As matrizes estão em toda parte, nas mais diversas aplicações. A partir de seu uso é possível agilizar serviços e prever perspectivas. O uso das matrizes modificou a forma como interegimos com as informações.

Palavras-chave: matrizes, tabelas, informações

1 INTRODUÇÃO

Embora apresentem, a primeira vista uma estrutura que pouco acrescenta às tabelas, as matrizes são uma forma matemática muito poderosa para organizar e operar dados. Suas representações e operações são extremamente úteis.

No campo da computação, por exemplo, serve como base a vários processos, como planilhas eletrônicas, tratamento de imagens e armazenamento de dados.

As matrizes mais do que uma recurso da matemática, é um poderosa ferramenta para as mais variadas aplicações de nosso cotidiano. O uso das matrizes está em quase todas as áreas do conhecimento, minimizando serviços e agilizando resultados.

Suas aplicações vão desde os sistemas mais avançados até uma simples organização de alimentos em um supermercado.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Giovanni (2002) “As matrizes são tabelas de números reais utilizadas em quase os ramos da ciência e engenharia”.

As matrizes estão presentes no dia-a-dia das pessoas, sendo usadas, por exemplo; em tabelas comparativas de preços, para demonstrar oscilações no mercado financeiro, promoções em geral, enfim na mídia como um todo, gerando mecanismos de organização e análise de dados.

O que torna possível uma melhor interpretação dos dados, tornando possível uma melhor tomada de decisão e perspectivas de futuro.

É possível dizer que varias operações realizadas por cérebros eletrônicos como os computadores são fundamentadas nas matrizes, sendo estas utilizadas largamente na estatística, economia, física e nos mais diversos campos da ciência.

Sem uso de matrizes é certo dizer, que o mundo seria diferente, a internet não seria a mesma, os equipamentos eletrônicos não seriam os mesmos, a vida seria diferente, pois a partir de uso nos é possível organizar informações e melhorar a qualidade de uma série de atvidades.

De uma maneira mais simplista definimos matriz como um tabela ordenada de objetos ou números, ou qualquer outra coisa que nos permite localizar a sua posição, a partir de um par ordenado, que identifica a coluna e a linha em que o dado encontra-se.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

É necessário que a escola reinvente a forma de ensinar matrizes, não podemos continuar a ensinar matemática sem despertar no aluno o senso crítico, a vontade de saber para que serve, o porque é importante.

As aplicações das matrizes são muito variadas, e ajudam a melhorar a qualidade de serviços variados em nosso cotidiano.

Ensinar matrizes deve ser uma forma divertida, prazerosa onde o aluno goste do que aprende e se sinta a vontade.

Não pode o professor deixar de incentivar seus alunos e experimentarem o maravilhoso mundo da matemática, construindo mecanismos que levem o aluno a construir eus conhecimento.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Fábio Marson. Matemática: caderno de revisão. Editora Moderna: São Paulo, 2011.

GIOVANNI, José Rui. Matemática Completa. São Paulo: FTD, 2002.160p.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »