TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing De Guerrilha X Marketing De Emboscada

Dissertações: Marketing De Guerrilha X Marketing De Emboscada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 6

Marketing de Guerrilha e Marketing de Emboscada

1- Introdução

A seguir, serão abordados e explicados dois tipos de marketing que atualmente estão sendo bastante utilizados pelas empresas e marcas com a tentativa de se promover, que são o Marketing de Guerrilha e o Marketing de Emboscada.

Enquanto o marketing tradicional se utiliza de meios convencionais para fazer propaganda, como anúncios no rádio, TV ou mídia impressa, o Marketing de Guerrilha e o Marketing de Emboscada usam outras ferramentas igualmente eficazes, mas que as vezes têm custo muito mais baixo e surpreendem os clientes.

2- Conceitos Fundamentais

O Marketing de Guerrilha foi descrito pela primeira vez em 1982, por Jay Conrad Levinson, em seu livro homônimo, tendo como inspiração a guerrilha bélica. Levinson adaptou os conceitos e práticas da guerrilha bélica para o mundo dos negócios, a fim de mostrar que pequenas empresas podem e devem adotar táticas alternativas de marketing para sobreviver nos mercados atuais ou mesmo competir com concorrentes maiores.

De forma geral, considera-se marketing de emboscada toda publicidade paralela que evoque, esteja relacionada ou de alguma forma associada a eventos (esportivos, no caso em questão) sem a devida autorização dos realizadores.

3- Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha é um marketing em que com poucos custos obtêm-se grandes resultados, ou seja, você não precisa fazer um investimento alto para obter um bom resultado, basta inovar. Este tipo de marketing é utilizado mais pelas pequenas e médias empresas com o propósito de combater as grandes marcas.

No marketing de Guerrilha é possível desenvolver campanhas e ações publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro, basta mostrar criatividade, planejamento prévio e ousadia para surpreender, isso podem transformar o simples em algo muito mais eficiente e lucrativo.

O grande diferencial do Marketing de Guerrilha é que o ato que está acontecendo não pode parecer uma propaganda, mas sim tem o objetivo de intrigar, deixar as pessoas se perguntando o que está acontecendo e se é realmente real, então o principal objetivo é fazer com que seu anúncio não pareça um anúncio.

Esses são alguns os tipos de Marketing de Guerrilha utilizado pelas empresas: intervenção urbana, free mídia, corpo a corpo, viral e marketing invisível.

3.1- Intervenção Urbana

Para fazer o seu anúncio, as empresas utilizam de elementos que ficam nas ruas, como postes, paradas de ônibus, faixas de pedestre e calçadas.

Esses anúncios são feitos de forma criativa e diferenciada onde possa chamar a atenção do público e são colocados geralmente em lugares estratégicos de fácil visibilidade.

3.2- Free Mídia

Quando surge algo espontâneo ou alguém realiza uma ação que chama tanta atenção a ponto de virar notícia na mídia.

3.3- Corpo a Corpo

Quando empresas e marcas realizam eventos e trazem pessoas famosas como atores e modelos para interagem com o publico com o objetivo de divulgar a sua marca.

3.4- Viral

Quando algo se espalha pelas redes sociais sites que chamam muita atenção que do público, a contaminação é tão rápida que é como se fosse realmente um vírus e pode repercutir na internet durantes dias ou semanas.

3.5- Marketings Invisíveis

Quando a empresa contrata pessoas para elogiar seus produtos, exemplo: uma pessoa (ator ou atriz não famosos) usa um produto e o recomenda para as demais, o publico não percebe que é apenas uma pessoa contratada para fazer a publicidade do produto e quando o percebe essa ação é bastante criticada.

4. Marketing de Emboscada

O Marketing de Emboscada é utilizado, geralmente, em época de Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos, de forma geral, é tipo de “malandragem”, é toda forma de publicidade paralela e que esteja relacionada a eventos esportivos, ou seja, tirar proveito publicitário invadindo um evento ou espaço sendo que ele não é o patrocinador oficial do evento em questão.

Essa prática de marketing é considerada ilegal com pena de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano ou multa, pois trata-se de um esforço planejado consistente em atos de publicidade para, de alguma forma, associar-se a um evento e conseguir os benefícios de um patrocinador oficial. Mas também Muitas vezes, um patrocinador oficial, mesmo pagando, comete o Marketing de emboscada, quando faz um uso maior daquilo que efetivamente poderia utilizar.

O marketing de emboscada divide-se em dois, o Marketing de Emboscada Direto e o Marketing de Emboscada Indireto.

4.1- Direto

A associação direta acontece quando uma marca tenta se vincular diretamente ao evento, expondo marcas, negócios, estabelecimentos, produtos, serviços ou praticar atividades promocionais, não autorizadas pela FIFA, ou contratando pessoas para exporem algo que chame atenção para a sua marca, atraindo de qualquer forma a atenção pública nos locais da ocorrência dos Eventos, com o objetivo de obter vantagem econômica ou publicitária.

4.2- Indireto

A associação indireta busca obter uma associação com o evento sem estabelecer um vínculo direto, muitas vezes pela implantar campanhas criativas que visem a estabelecer uma ligação com a competição.

5- Marketing de Guerrilha X Marketing de Emboscada

O Marketing de Guerrilha é uma ação legítima já o Marketing de Emboscada é uma ação ilegal.

O marketing de guerrilha normalmente ocorre sem grandes investimentos, em ações criadas para um dia ou pequenos intervalos de tempo, em locais de grande concentração de pessoas e tem a intenção de surpreender o público, gerando curiosidade e o famoso boca a boca. O Marketing de Guerrilha visa atrair o público quando este está distraído, em locais que ele não espera e, quase sempre, de maneira divertida, conseguindo reter a atenção das pessoas. E por seu teor criativo, faz com que a mensagem seja repassada.

Já o Marketing de Emboscada é planejado para tirar proveito de um evento ou ação organizado por outra empresa ou serem praticados em eventos esportivos, que geralmente são eventos de grande visibilidade. O objetivo é conseguir divulgar a marca ou empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com