TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construção Mecanica

Monografias: Materiais De Construção Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITO

Derivada do grego ergon (trabalho) e nomos (leis), ergonomia é uma disciplina orientada aos sistemas que agora se estende por todos os aspectos da atividade humana. Ciência que estuda a adaptação do ambiente às medidas do corpo humano, considerando assim a interação perfeita entre os funcionários e o ambiente de trabalho.

A ergonomia deve promover uma abordagem holística na qual considerações de ordem física, cognitiva, social, organizacional, ambiental e de outros aspectos relevantes devem ser levados em conta.

"Ergonomia (ou Fatores Humanos) é a disciplina científica que trata da compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, e da aplicação de métodos, teorias e dados apropriados para melhorar o bem estar humano e sobretudo a performance dos sistemas" (Scott - 2001).

Ergonomistas contribuem para o projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

"É a aplicação ou desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos sobre o HOMEM NO TRABALHO na perspectiva de melhor ADAPTAR O TRABALHO (tarefa, dispositivo técnico, ambiente, organização do trabalho) ÀS PESSOAS".

Objetivo da Ergonomia

A ergonomia tem por objetivo analisar os padrões de comportamento: gestos, posturas, verbalizações, comunicações e dos processos mentais que os governam, os mecanismos psicológicos que os afeiam, as emoções que os influenciam, ou seja, todos os tipos de fenômenos que ocorrem durante as atividades de trabalho.

"Adaptar otrabalho ao homem e não o homem ao trabalho"

POR QUE USAR A ERGONOMIA?

a) Novas tecnologias, competitividade de mercado, produtividade x qualidade;

b) Necessidade de melhoria das práticas das tarefas com eficácia, segurança e qualidade.

Vários tipos de indicadores ou sinais de alarme para um estudo ergonômico:

a) absenteísmo - DORT

b) queixas - desconforto

c) perdas - baixa produtividade

d) retrabalhos

e) incidentes

f ) acidentes

g)inspeção DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

ETAPAS DE UMA INTERVENÇÃO

a) INSPEÇÃO - VIABILIDADE - CONSULTORIA

É muito importante conhecer a organização da empresa como um todo, a população de trabalhadores, o porque da procura do trabalho de intervenção ergonômica. Estes dados são levantados geralmente junto aos Recursos Humanos, Setor de Medicina e Segurança do Trabalho. Feita através de levantamento por reuniões, observações, entrevistas, questionários, documentos sobre o trabalho prescrito, história dos postos e condições ambientais.

b) DIAGNÓSTICO PRIMÁRIO OU APRECIAÇÃO ERGONÔMICA

Fase Exploratória - Mapear problemas (assistemática e sistemática) no local de trabalho -

Formular os problemas ergonômicos referentes a:

• postura corporal

• informações

• atitudes

• cognição

• comunicação

• interações

• deslocamentos

• movimentação

• operações

• espaço

• ambiente.

Métodos Mais Utilizados:

DIRETOS

• Interrogativos (entrevista com titular do cargo; Agenda das Operações; Entrevista com Grupo);

• Observação Direita (Auto-observação; Observação descritiva por códigos ou por gráficos).

INDIRETOS

• Estudo dos Traços

• AnáliseFuncional

• Simuladores

• Incidentes Críticos.

Observamos que o Ergonomista comparece à indústria para analisar como um operário trabalha, avaliando, entre outras coisas, a sua POSTURA DE TRABALHO e as ATIVIDADES MOTORAS pelo mesmo desenvolvida. Através desta análise é que são identificadas diversas incompatibilidades existentes entre o posto de trabalho e os limites do corpo humano.

A postura do corpo é compreendida como o arranjo relativo entre as partes que compõem este corpo. A BOA postura é aquela que se caracteriza pelo EQUILÍBRIO entre os diversos segmentos corporais estruturais (ossos e músculos, de modo geral), protegendo o organismo contra agressões e deformidades. Na BOA postura, portanto, as estruturas orgânicas desempenham suas funções de modo eficiente.

Por conclusão, a MÁ postura pode ser conceituada como aquela em que há DESEQUILÍBRIO entre aquelas partes do corpo e também na qual o relacionamento entre as estruturas é ineficiente, induzindo o organismo à agressões e lesões diversas, localizadas ou generalizadas.

Já as atividades motoras são compreendidas como os movimentos que rearranjam os segmentos corporais entre uma postura e outra, sejam tais movimentos amplos ou reduzidos.

Podemos classificar, segundo WISNER, as atividades motoras em:

- gestos de observação;

- gestos de ação;

- gestos de comunicação.

Por Posto de Trabalho entendemos um local no qual um trabalhador desenvolve suas atividades. Para tanto, informações chegam ao posto, bem como partem dele. É do posto que parte a atuação do trabalhador, através dos elementos que constituem tal base, como oscomandos pelos quais se controla uma máquina, um veículo, etc.

ÁREAS DE TRABALHO ÓTIMA E MÁXIMA. A primeira já diz tudo, é uma excelente localização para controles, mostradores e instrumentos, que praticamente mantém a postura do trabalhador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com