TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz BCG

Monografias: Matriz BCG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  2.507 Visualizações

Página 1 de 6

1.(Valor: 1 ponto ) LudwickMarishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho.O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais onde existem guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes.Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.

DARAYA, V. Estudante cria forma de tomar banho sem água. Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).

A figura abaixo representa a Matriz BCG (Boston Consulting Group) de participação de mercado.

Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?

a.Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.

b.Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.

c.Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.

d.Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.

e.Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.

2.(Valor: 1 ponto ) A matriz GE, abaixo representada, divide-se em nove quadrantes. Os produtos classificados como pertencentes aos quadrantes

- 1, 2 e 4 são aqueles que exigem estratégias para aumentar sua participação;

- 3, 5 e 7 são aqueles que exigem estratégias para manter sua participação; e

- 6, 8 e 9 são aqueles que exigem estratégias para colher ou abandonar.

O gerente do setor dos produtos representados pelo círculo “A” deveria considerar que esses produtos.

I. são líderes em qualidade e têm grande participação de mercado.

II. estão em um setor grande, crescente e que oferece boas margens de lucro.

III. são líderes em preço e têm crescente participação de mercado.

IV. estão em um setor grande, mas decrescente e que não exige muitos investimentos em propaganda.

É correto apenas o que se afirma em

a.I e II.

b.I e III.

c.II e IV.

d.I, III e IV.

e. II, III e IV.

3.(Valor: 1 ponto )

A Academia Viva Saúde atua de forma inovadora junto ao público da terceira idade, oferecendo sistema exclusivo de transporte para seus clientes. Ela não é a única no seu mercado de atuação. Outras três academias focam o mesmo público-alvo e todas, inclusive a Viva Saúde, dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com as necessidades individualizadas de seus clientes. A Viva Saúde gostaria de estar instalada na avenida principal do bairro, mas uma lei de zoneamento urbano impede a construção de novos pontos comerciais nessa avenida. Isso traz alguns problemas de visibilidade para a academia, já que suas concorrentes estão localizadas em espaços mais visíveis, como shoppings, por exemplo. Outro fator a se destacar é que a prefeitura local está construindo um centro de convivência para a terceira idade, onde oferecerá, de forma gratuita, além de outros serviços, uma academia. No entanto, após pesquisa, verificou-se que 70% da população da terceira idade da cidade não trocariam uma academia paga pela gratuita.

A Academia Viva Saúde, visando construir seu quadro SWOT, deve considerar que:

a.tem como oportunidade o diferencial de oferecer aos seus clientes sistema de transporte.

b.o ponto fraco são os 30% da população da terceira idade da cidade que irão optar pelo centro de convivência da prefeitura.

c.constitui uma ameaça sua localização fora da avenida principal do bairro, porque funcionará em local de menor visibilidade que o de suas concorrentes.

d.seu ponto forte são os profissionais qualificados que disponibiliza a seus clientes, atendendo às necessidades individualizadas deles.

e.a lei de zoneamento urbano da cidade é uma ameaça porque a impede de se instalar na avenida principal do bairro, o que prejudica sua visibilidade.

4.(Valor: 1 ponto ) Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), “uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum ‘bicho de sete cabeças’. Há uma concentração em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente”.Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com