TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Bcg E Analise Swot

Trabalho Universitário: Matriz Bcg E Analise Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

LION NASCIMENTO DOS SANTOS

CURSO: GESTÃO DO VAREJO

A IMPORTÂNCIA DE UM EMPREENDIMENTO FAMILIAR

ARAÇATUBA-SP

2014

OBJETIVO

Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, formados em sua maioria, por empreendimentos familiares, com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional.

A concorrência entre as empresas desse setor é acirrada, mas quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido.

Desse modo, este trabalho tem por objetivo a análise interna e externa da empresa Supermercados Rondon, localizada no município de Araçatuba SP, com a utilização da análise SWOT, chegando ao entendimento das possíveis alternativas, de acordo com as capacidades da empresa, que poderão facilitar a sua permanência e fortalecimento no mercado. Estas proposições são resultados do cruzamento das forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças, já que estas atuarão nas suas dificuldades, de forma a potencializar seus pontos favoráveis perante o ambiente no qual se encontra, sendo utilizada para tal visualização a Matriz BCG no qual é representada uma matriz de quatro quadrantes, que assinalam a fatia do mercado, o percentual do mercado controlado pela empresa e o crescimento potencial do mercado, cada um indicando um tipo diferente de negócio.

Palavras Chave: Empreendimento, Concorrência, Análise SWOT, Matriz BCG

APRESENTAÇÃO DO HISTÓRICO DA EMPRESA SUPERMERCADOS RONDON

O Supermercado Rondon teve inicio em novembro de 1977, Pedro de Vigo iniciou sua atividade comercial em Araçatuba. Com muito trabalho e dedicação, junto aos filhos, construiu uma Mercearia de 250m². Satisfeitos com os negócios e o trabalho em família, em 1983 aconteceu a primeira grande reforma nas instalações do mercado e depois disto a equipe Supermercados Rondon nunca mais parou de crescer. A partir de 2002, os irmãos Antônio e Francisco assumiram o trabalho iniciado pelo Sr Pedro e durante todos esses anos procuraram cuidar de cada detalhe para manter a Qualidade e o Preço Bom. Este cuidado vai da formação profissional (com muitas histórias de crescimento na empresa) à atenção dada às necessidades dos clientes. Hoje, as três lojas dos Supermercados Rondon são modernas e confortáveis. Em 36 anos de história, muita coisa mudou, mas a essência permanece preservada com honestidade, trabalho, compromisso com os colaboradores, os fornecedores e os clientes. Hoje a empresa possui em torno de 1.500 colaboradores, atua no ramo varejista e devido às três lojas considera-se uma empresa de grande porte.

Vamos então realizar uma analise SWOT da empresa no quadro abaixo e comentar:

Forças Fraquezas

 Fidelidade dos clientes.

 Abrangência Municipal.

 Marcas conhecidas.

 Parcerias com fornecedores

 União familiar  Instalações não próprias em uma das redes

 Falta mão de obra qualificada

 Problemas de controle de estoques e perdas

Oportunidades Ameaças

 Incrementar uma nova linha de produtos.

 Adquirir produtos de empresas que possivelmente possam trabalhar com exclusividade de representação.

 Fornecimento de novos cursos aos funcionários.

 Provável entrada de novos concorrentes.

 Lançamento de um novo produto pelo concorrente.

 Novas Políticas governamentais.

Fonte: Autor

Forças:

 Fidelidade dos clientes: A rede de lojas tem por objetivo a alta satisfação dos clientes, pois a partir do instante em que o cliente se torna satisfeito há menor probabilidade de mudar de loja, pois também abrangeram gerações devidas os anos, aliás, o processo de satisfação cria um vínculo capaz de torná-lo fiel, embora haja controvérsias.

 Abrangência municipal: Com três lojas no município de Araçatuba podemos verificar que a empresa é abrangente facilitando o processo de divulgação das mesmas e região.

 Marcas conhecidas: A rede de lojas preza pela venda de produtos com marcas que agradam a preferência dos clientes, fazendo com que as mesmas auxiliem os clientes a identificar diferenças de qualidade e efetuem a compra por meio de classificação de preferências.

 Parcerias com fornecedores: É necessária essa parceria para que se possa realizar melhores preços e grandes promoções para o consumidor final.

 União familiar: Nos dias de atuais uma empresa onde consiste família como membro de uma estrutura organizacional é difícil, e a empresa vem demonstrando forças para superar as dificuldades e trabalhando com humildade, honestidade e ganhando espaço neste ramo do varejo.

Oportunidades:

 Incrementar uma nova linha de produtos: abarcar uma nova oportunidade de mercado, visando satisfazer necessidades dos clientes, ou seja, aumentar seu crescimento de mercado através de um produto que possa corresponder às expectativas dos clientes, antes que a concorrência o faça.

 Adquirir produtos de empresas que possivelmente possam trabalhar com exclusividade de representação: Ter exclusividade em determinados produtos o que aumenta o processo de retenção dos clientes, alem de maximizar a probabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com