TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Meio Ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 12

Por ano, 30 bilhões de toneladas de lixo são jogadas no nosso planeta. 88% do lixo doméstico é descarregado em aterros sanitários. Produzimos cerca de 80 milhões de toneladas de plástico por ano. Só no Brasil, 100 milhões de pneus estão espalhados nos aterros, rios, terrenos baldios e em mais de 3 mil lixões distribuídos pelo país.

Cada ser humano produz em média 800g de lixo por dia. Em Juiz de Fora são cerca de 450 mil quilos diários. O destino do que descartamos, na maioria das vezes, é o aterro sanitário e o que poderia ser reciclado e reutilizado acaba se perdendo. Perde o meio ambiente, perde o cidadão, pois além de melhorar a qualidade de vida, a coleta seletiva serve de incentivo para as indústrias de reciclagem, o que resulta em geração de mais empregos.

Questões como o aquecimento global provocados pela emissão de gases poluentes, cresceu a consciência mundial, chamando a atenção da humanidade para a questão da geração e do destino do lixo.

O ponto de partida para este projeto é a Educação Ambiental a qual nos dá subsídios para despertar reflexões e adquirir conhecimentos o qual nos dá a opção de escolha.

As questões pertinentes do lixo vão além do meio ambiente natural, mas se chocam com os problemas sociais, com impactos negativos e paradoxalmente impactos positivos, como é o caso da proposta apresentada neste projeto.

Sumário

Resumo..............................................................................................................5

1. Introdução...........................................................................................................7

2. Justificativa....................................................................................................10

3. Objetivos.......................................................................................................11

4. Metodologia..................................................................................................12

4.1. Módulos dos projetos.............................................................................13

4.1.1. 1° Módulo.....................................................................................13

4.1.2. 2° Módulo.....................................................................................14

4.1.3. 3° Módulo.....................................................................................15

5. Cronograma....................................................................................................16

6. Orçamento.....................................................................................................17

7. Considerações Finais.................................................................................... 18

8. Referências....................................................................................................19

1. INTRODUÇÃO

A destinação dos resíduos sólidos urbanos gerados principalmente pelos grandes centros urbanos é um problema enfrentado por todos os países, e torna-se cada vez mais difícil de ser resolvido, uma vez que a população vem crescendo e se tornando cada vez mais consumistas.

As questões relacionadas ao lixo são mais graves do que tem consciência, portanto para melhor compreender devemos saber que “Resíduos Sólidos são materiais heterogêneos (inertes, minerais e orgânicos), resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando entre outros aspectos, proteção à saúde pública e econômica de recursos naturais.” (FUNASA).

Com o advento da industrialização e dos avanços da tecnologia, as variedades de produtos dispostos no mercado são cada vez maiores, propiciando a sociedade mais conforto e agilidade no seu dia-a-dia. Desta forma, a poluição é gerada devida há uma infinidade de produtos, embalagens descartáveis, e o estilo de vida consumista da sociedade moderna, sendo assim considerados os principais responsáveis pela geração destes resíduos sólidos, que atinge índices alarmantes.

Desta forma, as pessoas consomem desenfreadamente, com o intuito de satisfazer suas necessidades e expectativas diárias. No entanto, a produção exagerada de produtos é extremamente prejudicial ao meio ambiente, pois esses produtos se tornam lixos rapidamente, não tendo o descarte correto e nem tempo para sua decomposição. Além, das grandes indústrias que não se preocupam com a responsabilidade sócio-ambiental, agravando ainda mais a poluição do ambiente na qual vivemos.

Outro problema como conseqüência da geração de grandes quantidades de resíduos sólidos é a forma como estes são tratados. Pois, a maior parte do lixo produzido é levada para os lixões, onde não existe o cuidado com o solo, com o ar, com os seres humanos que sobrevivem dessa atividade, prejudicando assim todos os seres vivos que residem próximos a esses locais. Todavia de o grande volume de lixo produzido todos os cidades pelas cidades fossem descartadas nos aterros sanitários, boa parte dos problemas causados pela disposição incorreta desses lixos seriam solucionas.

Segundo LEITE (1995), o aterro sanitário é um método de disposição mais difundido em todo o mundo sendo a solução mais econômica quando comparada com os processos de compostagem e incineração.

Por isso, é extremamente importante uma política pública efetiva, que estimule a reciclagem e reutilização dos materiais na qual o homem não acredita ter mais utilidade, bem como infra-estruturas de coleta seletiva nas cidades.

Essas iniciativas são práticas pro ativas que amenizam os impactos causados pelos grandes acúmulos de lixos para a natureza e para o homem, como por exemplo, as doenças, as enchentes, os maus cheiros de regiões que não possuem nenhuma forma de coleta dos lixos, contaminação dos recursos hídricos por meio do chorume, que é produzido através da decomposição dos resíduos sólidos, além de questões sociais, pois muitas famílias dependem da coleta seletiva para sobreviver, no entanto não têm nenhum tipo de estímulo, apoio da sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com