TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Da Infãcia

Casos: Memorial Da Infãcia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

EU NA ESCOLA

Com três anos de idade completos entrei na minha primeira Escola (ensino infantil). Daquela primeira Escola, pouca coisa me lembro, a não ser o fardamento azul em mescla e da ladeira íngreme que subíamos para chegarmos até lá. Estudava no turno vespertino, disso também me recordo por causa do sol que me incomodava ao subir a ladeira. Afora isso, há algo de que tenho uma bela e entusiasta recordação: a minha primeira festa de São João da Escola. Estava com um lindo vestido que minha mãe fizera - ela era costureira. Tenho rápidos flashs na mente de uma dança em que girávamos em um grande círculo com as mãos nos ombros um do outro. Decerto era um tipo de dança típica... talvez fosse uma quadrilha junina. Eu me sentia feliz e sinto a mesma alegria ao rever os registros em fotos que ainda tenho!

Minha 1ª escola seguia uma linha tradicional de ensino, lá me alfabetizei e permaneci até a 4ª serié primária. E nunca me esqueci da professora da primeira série. Ela era sensacional, em tudo o que fazia demonstrava amor e carinho a seus alunos. As aulas eram expositivas e as avaliações eram provas objetivas que aconteciam no final de cada unidade, um por cada disciplina, tudo era muito fragmentado. Porém apesar de saber hoje, que aquele não era o modelo ideal de educação, devo reconhecer que tudo que aprendi lá foi de extremo valor para minha formação pessoal, os valores que me forma passados pela minha família eram reforçados na escola, isso contribuiu para formação do meu caráter, de forma muito positiva.

A partir da 5ª serie fui estudar em uma escola pública e tive sérios problemas de adaptação, a escola também era tradicional, os professores davam aulas de forma mecânica, me recordo de fazer muitas cópias sem o menor sentido, quanto à avaliação fazíamos provas, seminários, resumos. Nosso único objetivo era somar pontos para alcançar à média. Devo destacar que a estrutura da escola parecia um presídio. No segundo grau, após a reforma da escola, surgiram professores mais dedicados e competentes que mostravam domínio do conteúdo, e interagiam com os alunos, faziam até atividades lúdicas, tive professores marcantes e outros que também caíram no esquecimento. Foi um ótimo período da minha vida com a ajuda deste me preparei para o vestibular, gosto da área de humanas e entre as opções que tive, escolhi pedagogia.

Passei no 1º vestibular e ao chegar à Universidade me deparei com um mundo novo que aos poucos foi se desmistificando, teorias e praticas sonhos e realidade, são tantos dilemas. Estou no ainda no segundo semestre, e cada dia mais procuro vencer esse novo desafio com o comprometimento, a responsabilidade e o amor que um profissional de educação deve ter.

A partir das experiências frustrantes posso fazer a diferença com os meus futuros aluno, pois assim como eu passei por dificuldades e não fui compreendida, posso evitar que isso ocorra com meus alunos. Sei como um professor pode ser significativo na vida de uma pessoa; espero que como eu fui “marcada” pelos meus bons professores, eu também possa fazer essa contribuição positiva em meu educando, pois nada é mais gratificante do que saber que você fez a diferença.

Minha visão sobre o que pedagogia e a educação

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.

No meu sentido, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se desenvolvendo através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com