TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Estagio

Pesquisas Acadêmicas: Memorial De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  8.448 Palavras (34 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 34

1. INTRODUÇÃO

O estágio é um momento importantíssimo no processo de formação profissional. É o momento em que o acadêmico tem a oportunidade de vivenciar o aprendizado. Por meio dele o docente pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio em que vai atuar.

No entanto o estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o acadêmico antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”, é um momento de confirmação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).

A realização do estagio é incentivada como forma de aproximar os docentes das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de Pedagogia. Por isso o presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a publico a importância do Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente. Também relata a importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos na vida dos acadêmicos de graduação.

O Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente e ela é apenas temporária.

2. ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

O Estagio Supervisionado II, foi realizado na instituição de Ensino Fundamental Professor Paulo Graça, durante o 5o período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, com carga horária mínima de 40 horas. A disciplina de Estágio Supervisionado II foi ministrada pelo professor João Lima como cumprimento curricular.

A instituição de Ensino Fundamental é um espaço de cuidado e educação, organizado e planejado para atender crianças de 6 a 11 anos. O papel da escola é ajudar a criança a ser inserida na cultura, compartilhando com a família responsabilidade pela formação humana de seus filhos. Assumir essa nova dimensão educacional é promover os cuidados necessários à preservação da vida, contribuindo efetivamente para o aprendizado do auto cuidado, ligado as necessidades básicas de alimentação, sono, higiene, saúde.

A Instituição de Ensino Fundamental na qual realizamos o estágio é mantida pela Prefeitura Municipal de Manaus, que fornece todo o material necessário para o funcionamento da instituição, também recebe recursos financeiros do FNDE/PDDE que é destinado à compra de materiais, priorizados pela instituição e aprovado pelos membros representantes da Associação de Pais e Mestres/Caixa Escolar. Esses recursos podem ser aplicados na aquisição de materiais permanentes e de consumo, equipamentos que serão utilizados no trabalho desenvolvido pela instituição.

Para mudar a didática pedagógica na escola tornando-a dinâmica, rica e viva, é preciso mudar antes o conceito que se tem da pedagogia. É preciso reconhecer que ela é fruto do trabalho humano e, como tal, está sujeita a erros e acertos. É preciso também reconhecer que ela evolui e se modifica no tempo, em função do uso que se faz dela.

Conhecer o processo de desenvolvimento das crianças com as quais trabalhamos, desafiando-as e intervindo na sua zona de desenvolvimento proximal, são processos que favorecerem as diversas interações entre as crianças e delas com os adultos, dentro e fora da instituição, propiciando avanços que não ocorreriam espontaneamente.

Segundo Rubem Alves,

Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...

Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos pedagógicos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. Por isso, faz-se necessário pensar em tornar o ensino da Pedagogia uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade. A interação entre os alunos e professores é fundamental para o aprendizado de cada aluno em sala de aula. Vale destacar que o momento da participação também é importante, pois é neste momento que os estagiários têm contato direto com a rotina da sala de aula. O desafio para nós estudantes de licenciatura em pedagogia é mudar a forma de pensar e de ensinar. E o estágio possibilitou um repensar da educação em pedagogia.

3. EVENTOS QUE NOS CONSTITUÍRAM PROFESSORAS

A faculdade é ambiente em que as pessoas ampliam seus conhecimentos, por isso, proporciona aos seus acadêmicos cursos, palestras, festival de talentos, minicursos e visitas técnicas, com diversos temas que enriquecerão o currículo de seus discentes. A maioria destes eventos são oferecidos pela própria instituição, e estes além de servirem para expandir os conhecimentos dos alunos, são pré-requisitos para o curso, já que são necessárias duzentas horas de atividades complementares.

No dia 14 de setembro de 2013, participamos do 2º Congresso Estadual do FENASP – Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política, cujo tema é: “A luta em defesa da vida, da família e da liberdade religiosa”. O objetivo do seminário foi proporcionar a sociedade em geral um debate democrático sobre o tema que tendem a fragilizar a família brasileira. Infanticídio, aborto, pedofilia, violência contra mulher, liberdade religiosa, pornografia e drogas, foram os temas abordados durante todo o fórum.

Outro evento que participamos foi V Semana da Valorização do Educador, o tema apresentado foi “Os desafios de ser professor no século XXI”, com a participação do palestrante Prof. Dr. Gabriel Peressé, realizada no dia 20 de outubro 2012.Compreendemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com