TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória Física X Memória Lógica

Casos: Memória Física X Memória Lógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Os processos não enxergam a memória física, hardware usado para endereçar os circuitos integrados de memória, e sim a memória lógica, que é a memória capaz de ser endereçada e acessada pelo conjunto de instruções do processador, sendo que cada processo possui a sua memória lógica que é independente da memória lógica dos outros processos. A memória física é implementada pelos circuitos integrados de memória, pela eletrônica do computador. Ela possui espaço de endereçamento físico que é o conjunto formado por todos os endereços dos circuitos integrados que formam a memória, normalmente esses endereços são em formato hexadecimal. A memória lógica possui um espaço de endereçamento lógico, maior que o espaço de endereçamento físico, é formado por todos os endereços lógicos gerado pelo processo, sendo gerado pela CPU e único por processo.

Como o processo "enxerga" endereço de memória lógico e o hardware "enxerga" endereço de memória físico é necessário ter a conversão de endereço de memória lógico para endereço de memória físico. Esse mapeamento de endereço lógico em endereço físico é feito pela MMU, unidade de gerência de memória. Basicamente a MMU que vai mapear os endereços lógicos gerados pelos processos nos correspondentes endereços físicos que serão enviados para a memória.

Existem duas formas bem simples de transformação do endereço lógico para o físico:

A MMU verifica se o endereço lógico é maior que o registrador limite inferior e menor que o registrador limite superior, se sim encaminha o acesso com esse endereço válido, se não, gera uma interrupção de endereçamento inválido. Nesse caso o endereço lógico é igual ao endereço físico.

A MMU verifica se o endereço lógico é menor que o registrador limite superior, se sim adiciona o registrador base ao endereço lógico e encaminha o acesso com esse endereço resultante, se não gera interrupção de endereçamento inválido. Nesse caso o endereço lógico é diferente do endereço físico.

A MMU consiste de um chip ou uma coleção de chips.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com