TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merton

Dissertações: Merton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 3

O PENSAMENTO DE ROBERT K. MERTON SOBRE A ANOMIA

Acreditou que na sociedade existem metas culturais para alcançar assim como os valores sócios culturais que agem na vida dos indivíduos.

Para alcançar essas metas existem os recursos institucionalizados pela sociedade que tem normas de comportamento de um lado sócios culturais e de outro prescrito para atingi-los

Mas os meios não são suficientes para alcance de todos criando um desequilíbrio entre meio e objetivo.

Enquanto pessoas insistem em alcançar sua metas são poucas que conseguem dispor dos meios institucionalizados ,mas a meta mais importante é o sucesso da vida .

Incluindo fortuna, poder , prestígio e popularidade. Mas quantos conseguem alcançar a metas ? Poucos alcançam pela face da escassez dos meios , concentrado em pequena parcela da sociedade.

Disso resulta um desequilibro entre os fins sugeridos e estimulados oferecido pela sociedade para alcançar objetivos. Esse desvio individual de comportamento com interessa de buscar metas que não dispõe de meios buscaria outras formas mesmo que contrario de interesses sociais

TIPOS DE COMPORTAMENTO IDENTIFICADOS POR MERTON

CONFORMISTA atingir metas sociais através dos institucionalizados e respeitam normas fixadas pela sociedade que buscam cultura através do estudo regular .

INOVACIONISTA acoados com metas sociais porem sabem que os meios são insuficientes e não estão ao seu alcance mas buscam alcançar metas através de outros meiose adotam a teoria justificando os meios mesmo que não são aprovados procuram vencer na vida sem esforço.

RITUALISTA conduz de forma justamente inversa ao inovacionista. Os ritualistas abdicam das metas pois percebem que são muito elevadas e os meios são insuficientes para atingi-las e se apegar a meios.

Há inversão de valores pois os meios passam para o primeiro plano . As normas são cumpridas a todo preço porque encontra realização pessoal

Os ritualistas não da importância a valores sociais mas se apegam a normas como se fosse sagradas e a respeitam sem qualquer mudança apesarem de serem arcaicas e já ter sofrido varias mudanças.

O comportamento de evasão é aquele que abandona as metas e os meios sociais e ao mesmo tempo em que o julgam as metas e meios como insuficientes propõe novas metas e meios para nova estrutura social.

COMPORTAMENTO DE DESVIO

O comportamento conformista não é desvio buscam as metas culturais através de meios institucionalizados é modal de comportamento graças ao intenso condicionamento social em essência nos grupo familiar e profissional.

Os outros quatro grupos são de comportamento não moldais contrário de padrões e metas. O ritualista caracteriza o comportamento de desvio por apresentar abandono das metas sociais e inversão de valores.

O ritualista passa a ser valor a si mesmo cumprir de qualquer maneira o regulamento ou ordens recebidas sem questionar valores e metas , assim é a conduta observada.

Torna se prejudicial á sociedade quando trata de comportamento adotados pelos homens públicos que não querem fazer mudança ou reformas necessárias mantendo sem nenhuma adequação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com