TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Instrumentação e procedimentos

Tese: Metodologia Instrumentação e procedimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  Tese  •  3.528 Palavras (15 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 15

METODOLOGIA

O efeito de uma típica rotina de aquecimento habitualmente utilizada pelos praticantes de andebol, sobre a capacidade de desempenho nas provas de potência dos membros inferiores – salto contra movimento (counter movement jump - CMJ); para avaliar a potência dos membros superiores -o lançamento da bola de 2Kg e velocidade de corrida – a prova de sprint 20 metros.

O efeito rotina de aquecimento idêntica à anterior e à qual se adicionou um conjunto de exercícios de estiramento estático-activos, sobre a capacidade de desempenho nas provas de potência dos membros inferiores – salto contra movimento (counter movement jump CMJ); potência dos membros superiores - lançamento da bola de 2Kg e velocidade de corrida - sprint 20 metros.

A amostra é composta por 14 (catorze) atletas do sexo masculino, do escalão juvenil de andebol do Futebol Clube de Infesta.

Uma semana antes dos testes, todos os atletas foram submetidos a uma sessão de treino para familiarização com as técnicas de medida e os equipamentos utilizados na investigação. Foram dadas instruções padronizadas aos atletas antes da realização dos testes e todos foram submetidos aos testes no mesmo dia e à mesma hora. A realização da investigação ocorreu num momento da época desportiva 2010/2011. O momento definido foi escolhido propositadamente e consoante o quadro competitivo. Assim sendo, o momento de avaliação foi efectuado durante o período competitivo (Dezembro). Os atletas foram, aleatoriamente, separados em dois grupos (A e B). No início de cada sessão de avaliação foi permitido aos atletas, uma breve simulação de pré-teste, dispondo cada atleta de uma tentativa experimental.

A sequência de realização dos protocolos de avaliação será a seguinte.

a) Salto vertical partindo de posição estática (squat jump)

b) Lançamento de bola medicinal, 2kg

c) Salto vertical com contra-movimento (counter movement jump)

d) Força máxima de preensão da mão dominante

e) Sprint de 20 metros

Foi respeitado um intervalo de 3 minutos entre cada tarefa. Cada atleta dispôs de três (3) repetições, tendo um intervalo de 15 minutos de repouso passivo entre elas. Este período foi estabelecido visto ser um tempo superior ao adequado para recuperação do desgaste metabólico e, de acordo com Oliveira, Caputo, Greco, Denadai (2010), o lactato sanguíneo tem uma meia-vida de aproximadamente 15 minutos em repouso e, além disso, após um treino altamente intensivo, os valores do lactato retornam ao seu nível basal. Contou somente o melhor resultado obtido na execução do protocolo. A finabilidade obtida é considerada aceitável nas 3 repetições de cada protocolo. Foram determinados os seguintes valores de fiabilidade respectivamente para o salto estático um erro típico de 0,02ms ( ICC 0.90 (IC95% 0,77-0,96), para o lançamento da bola erro típico de 0,76 cm ( ICC 0.83 (IC95% 0,64-0,93) e para o salto contra movimento um erro típico de 0,02ms ( ICC 0.82 (IC95% 0,62-0,92) (Hopkins, W. www.sportsci.org consultado em 12-09-11).

Critérios de Inclusão

Os critérios adoptados para que o atleta seja incluído no estudo são:

a) ser atleta da modalidade de andebol à mais de 5 (cinco) anos;

b) não apresentar qualquer impedimento físico ou lesão;

c) não ter realizado nenhuma actividade física intensa nas últimas 24 horas.

Instrumentação e procedimentos

O salto vertical e o salto com contra movimento foram medidos através da plataforma de contacto Ergojump (Globus Ergo Tester Pro). O sprint de 20 metros foi controlado através de duas células fotoeléctricas com fios conectadas a um sistema electrónico de cronometragem. A primeira célula fotoeléctrica foi posicionada no início (posição A, 0m) e a segunda célula a 20 metros da primeira (posição B, 20m). Quinze minutos após a realização do terceiro teste, ambos os grupos foram submetidos às tarefas de aquecimento activo por um período de 10 minutos. Os exercícios adoptados foram definidos, tendo como base exercícios específicos utilizados habitualmente na modalidade. Entretanto, apenas o Grupo A foi submetido a (4) quatro exercícios de alongamento estático-activo (2 x 30 segundos) para os membros superiores e inferiores. Segundo as directrizes do American College of Sports Medicine (ACSM, 2000), os valores indicados para o tempo de alongamento (stretch duration), deverão estar entre os 10 e os 30 segundos, a fim de aumentar a flexibilidade. Madding, et. al. (1987), constataram que um alongamento de apenas 15 segundos é tão eficaz como um alongamento de 2 minutos. Dois estudos também concluíram que um alongamento entre 30 a 60 segundos é mais eficaz no aumento da flexibilidade do que um alongamento de 15 segundos (Bandy et al.1997, Bandy e Irion,1994). Além disso, estas investigações observaram que não há diferença significativa nos alongamentos entre 30 e 60 segundos no aumento da flexibilidade. Na maioria desses estudos, os participantes eram voluntários e nenhuma menção foi feita à sua flexibilidade inicial antes do treino. A ausência de diferenças entre as várias durações de alongamentos poderá ter sido devido a um efeito tecto, onde os participantes tinham pouca possibilidade de ganhos de flexibilidade devido às limitações estruturais das articulações. Desta forma decidimos adoptar as directrizes da ACSM no nosso protocolo. Em seguida, os grupos A e B foram submetidos ao pós-teste, que consistirá na repetição dos exercícios executados no pré-teste. Quadro 2. Sequência e tarefas a serem executadas pelos grupos A e B. Sessão experimental para familiarização, uma semana antes dos testes

Grupo A Grupo B

1. Simulação das tarefas: uma tentativa experimental

3 repetições (tentativas) por atleta, com intervalo de 3‟ entre cada tarefa

2. Início dos pré-testes:

a) squat jump

b) lançamento bola medicinal 2 kg

c) counter movement jump (CMJ)

d) sprint 20m

15‟ após a realização do 3º teste,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com