TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mix De Marketing

Artigo: Mix De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  6.057 Palavras (25 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 25

Marketing Mix: Entenda de uma Forma Fácil os 4Ps de Marketing

Marketing Mix é um dos termos de marketing mais famosos. Se você já teve alguma algum contato com Marketing já deve ter ouvido falar no famoso “Mix de marketing”, também chamado de 4Ps do Marketing. Para você que nunca teve contato com Marketing ou já se esqueceu do que se trata o Marketing Mix, preparamos um artigo bem resumido e de fácil entendimento sobre o tema. Confira!

O conceito é simples. Pense em um quebra cabeça ou em algo que seja necessário várias partes para ser criado, por exemplo, uma mistura de bolo. Se você for fazer um bolo você precisará de varios igredientes (farinha, ovos, leite, chocolate, baunilha…). Você pode modificar totalmente o gosto do bolo alterando a quantidade dos igredientes. Assim, para um bolo doce basta acrescentar mais chocolate ou se você prefere um bolo mais cremoso é só colocar mais leite.

Com o marketing mix o raciocionio é o mesmo, a oferta feita ao seu cliente pode ser alterada variando a mistura de elementos. Outra maneira de pensar sobre o marketing mix é utilizar a imagem da paleta de um artista. O artista mistura as cores principais (mistura de elementos) em quantidades diferentes para entregar uma determinada cor final. Cada imagem pintada à mão é original, de alguma forma, como é cada Marketing Mix.

Mas para criar esta imagem você precisa dominar os 4Ps de Marketing:

Os 4Ps de Marketing

No caso do Marketing Mix (nossa receita) os igredientes (ou elementos) que o compõe são:

Produto: Inclui toda a gama de ofertas possíveis ao mercado, inclusive produtos de prestação de serviços. (variedade de produtos; qualidade; design; características, posicionamento; embalagem…)

Preço: é o que é dado em troca para adquirir um produto ou serviço. Expresso em unidades monetárias, ele representa o valor que é pago pelo consumidor para receber o conjunto de benefícios fornecidos pelo produto. (preço; descontos; prazos; condições de financiamento, planejamento financeiro , finanças em geral…)

Promoção: refere-se ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, promoção de vendas, relações públicas e outros. (promoção de vendas; publicidade; força de vendas; relações públicas…)

Praça: é o local onde se realizam as trocas entre os produtores e consumidores. Envolve a logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores. (canais; cobertura; estoque; transporte…).

Esses quatro elementos permitem uma divisão das áreas, para as quais as estratégias devem ser formuladas e as ações de marketing executadas. Através deles o empreendedor pode estimular o comportamento do consumidor. Os fatores do Marketing Mix são inter-relacionados, assim sendo, decisões em uma área afetam ações em outra.

A única coisa que você precisa ter em mente é que, para modificar o bolo você altera a quantidade dos elementos, assim como para modificar uma cor você também altera a quantidade de uma das cores utilizadas para formá-la. No caso da estratégia de marketing mix você não irá pensar em “quantidades” e sim em “qualidades”. Quando for criar seu marketing mix pense como uma receita, cada um dos 4Ps de marketing é um igrediente e se você modificar um pouco um deles, o resultado final poderá ser totalmente diferente. Assim, como em uma receita, é preciso ver todos elementos (ou igredientes) como um conjunto. Eles precisam fazer sentido juntos. Se o seu Preço é baixo a sua promoção precisa comunicar isso de forma clara, e a sua distribuição não pode falhar a ponto de aumentar seus custos e forçar um aumento de preços. Ao planejar sua estratégia de Marketing Mix seja cuidado, ou sua receita pode ser um desastre!

Mix de Marketing: 4 P´s (Produto, Preço, Promoção e Praça)

Introdução

O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo.

Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação). Esses termos vêm do inglês product, price, place and promotion.

Componentes do Mix de Marketing

Como comentado na introdução, o mix de marketing é composto pelos 4P´s, os quais: produto, preço, praça e promoção. A figura 1 mostra as variáveis específicas sob cada P.

A mesma figura 1 mostra a empresa preparando um mix de ofertas de produtos, serviços e preços, utilizando um de promoção, formado por promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, mala direta, telemarketing e internet, para alcançar os canais de distribuição e os clientes-alvo.

(...) um composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização. (Churchill & Peter, 2000, p.20)

Primeiro “P”: Produto

Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Não necessariamente o produto precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc.

Para entender melhor o que é um bem, há necessidade de compreender que não se trata somente de algo tangível (palpável ou físico), que compramos e levamos para casa. Muitas vezes estão, junto a ele, serviços, como as férias em um hotel ou um show de uma pessoa famosa.

A Sadia, fabricante de alimentos, conhecedora de que as mulheres atualmente estão mais ocupadas, sabendo que elas estão no mercado de trabalho e têm pouco tempo para se dedicar ao marido e aos filhos, passou a oferecer uma linha de produtos congelados. Mas ela não ofereceu sua linha de produto salientando suas qualidades. Ela sugeriu o benefício da liberdade, que é algo que as mulheres se vangloriam nos dias de hoje. Nesse caso, fica explícito que o conceito de liberdade é muito mais valorizado do que o produto em si, e as consumidoras que desejam liberdade em seus casamentos compram o produto orgulhosas de sua liberdade.

O produto deve, obrigatoriamente, ser aquele desejado pelo cliente, estar dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com