TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Capa Abnt

Trabalho Universitário: Modelo De Capa Abnt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – Microeconomia e macroeconomia 4

2.1.1 Título Nível 3 – Métodos quantitativos 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Ética politica e socidade 4

3 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

O setor supermercadista, vive um momen¬to de estruturação, isto se deve pelas mudanças que vem ocorrendo na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade Este artigo apresentará a estrutura do setor, os métodos quantitativos aplicados a administração e a visão da ética, política e sociedade quanto a tendência do capitalismo se tornar monopolista.

2 DESENVOLVIMENTO

Nas últimas duas décadas, o comércio varejista teve uma evolução significativa, proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico. Neste processo a informática teve destaque, uma vez que propiciou, a gera¬ção de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais, mais intensivos em conhecimento e informação.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

No setor supermercadista as empresas podem ser classificadas em 4 diferentes estruturas de mercado :Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista.

Concorrência perfeita é aquela onde há um grande número de empresas, seus produtos são homogêneos e não há diferenciação, esta não tem controle sobre preços e valores nem concorrência dos mesmos e podem ingressar no mercado sem quaisquer barreiras.

Monopólio é estruturada por uma única empresa, seus produtos não podem ser substituídos, exercem poder absoluto sobre preços e valores agindo através de campanhas institucionais, há dificuldade de ingresso no mercado por parte de novas empresas

Oligopólio refere-se a pequenas empresas e seus produtos podem ser homogêneos e diferenciado, tendem a formar carteis devido à dificuldade de interdependência, a grande concorrência sobretudo quando há diferenciação de produtos, cria – as barreiras de acesso a novas empresas.

Concorrência monopolista tem um vasto número de empresas agregadas, seus produtos são diferenciados, não há possibilidade de manobra de preços devido a existência de substitutos próximos, a concorrência é intensa e não há barreiras de ingresso no mercado.

Destacando se o oligopólio Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.

As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente ao monopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores. Nos mercados oligopolistas onde não exista cooperação entre as empresas a curva da procura do produto da empresa depende da reação das outras empresas.

A concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço (p. ex., qualidade, imagem, fidelização, etc.).

O oligopólio pode permitir que as empresas obtenham lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso económico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio

2.1.1 MÉTODOS QUANTITATIVOS

Medidas descritivas

Objetivo reduzir um conjunto de dados numéricos a um pequeno grupo de valores que deve fornecer toda a informação relevante a respeito desses dados.

Medida de tendência central é um valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados sendo mais comuns as médias, medianas e moda.

Medidas de dispersão é um conjunto de medidas (Amplitude, Variância e Desvio Padrão)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com