TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação No Trabalho

Casos: Motivação No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL - FTEC

RECURSOS HUMANOS

GERSON PENA

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Novo Hamburgo

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................3

Motivação no Trabalho.....................................................................................4

Conclusão..........................................................................................................7

Referências........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Como pode ser definida a palavra motivação? A motivação nada mais é que como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo e através destes foram desenvolvidas teorias. Esse tema nos últimos tempos tem se tornado um alvo de muitas discussões. Temos vários exemplos de ramos que utilizam esse tema e um deles são as organizações, que buscam obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação.

A palavra motivação esta relacionada a movimento. Quem motiva uma pessoa, ou melhor, quem lhe causa motivação, causa nela um novo ânimo, faz com que ela busque novos horizontes, novas conquistas. Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Uma grande preocupação que perturba as organizações atualmente é a questão da motivação no trabalho. Desta forma, várias pesquisas sobre o comportamento humano são feitas por cientistas para que se encontrem as explicações para a motivação do trabalhador em relação ao seu trabalho. Podemos dizer que geneticamente o fenômeno motivacional quando entendido se torna uma fonte de energia interna que direciona ou dá o foco ao individuo a respeito de seu comportamento na busca de determinados objetivos. Essa fonte esta relacionada diretamente com as necessidades de cada pessoa, ou seja, necessidade que variam de individuo para individuo proveniente das diferenças do próprio ser humano. Por isso que há dificuldade de se estudar e compreender o homem e sua interação com o seu trabalho.

As organizações no seu contexto geral são sustentadas por vários recursos, dentre os quais se torna vantajoso no mercado ao dar destaque para importância dos recursos humanos. Uma vez que para ela é o único recurso que é insubstituível. No entanto, para que as organizações tenham dentro delas pessoas que exerçam sua eficiência ao máximo, é necessário que as mesmas estejam bem motivadas.

A Administração Científica baseava-se na concepção do homoeconomicus, ou seja, recompensa salarial e material do trabalho se tornavam os únicos recursos para demonstrar o comportamento das pessoas. Visão a qual mudou com a famosa experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e sua equipe, quando demostrou que o pagamento ou recompensa salarial não eram os únicos fatores decisivos na satisfação do indivíduo dentro das situações de trabalho.

Depois dessas experiências se teve o conhecimento de que o ser humano não é motivado unicamente por estímulos econômicos e salariais, mas também por recompensas sociais e simbólicas. Muitas vezes as causas do comportamento humano ficam longe do entendimento do próprio homem. Causas denominadas como necessidades ou motivos, que por serem forças criadas em alguns momentos por sua própria imaginação, levam o indivíduo a um determinado comportamento muitas vezes inexplicável em busca da satisfação de suas necessidades.

Dentre as Teorias que falam sobre esse assunto podemos dar destaque para as teorias de Frederick Herzberg e Abraham H. Maslow. Frederick Herzberg formulou a Teoria dos Dois Fatores a qual explica o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Segundo a Teoria de Herzberg existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas: fatores higiênicos, ou fatores extrínsecos, uma vez que ambos se encontram dentro do ambiente fazem com que as pessoas abranjam as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho, e os fatores motivacionais, fatores que estão sob o controle do próprio indivíduo, fatores que estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. São eles: crescimento, progresso, responsabilidade, o próprio trabalho, o reconhecimento e a realização.

Já segundo a Teoria de Maslow, todo o ser humano possui em si, necessidades diversas que são separadas em categorias hierarquizadas, e para se motivar uma pessoa, é necessário que se identifique qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir estas necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas. .

Nessa Teoria as categorias são normalmente apresentadas na forma de uma pirâmide:

Fonte: http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/

Necessidades as quais são descritas abaixo:

• Necessidades Fisiológicas: Estão relacionadas às necessidades do organismo, sendo a principal prioridade do ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com