TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação No Trabalho

Trabalho Escolar: Motivação No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Motivação no trabalho: Como entender cada perfil individualmente para um sucesso conjunto

A complexidade do trabalho nas organizações, as múltiplas demandas, os novos ambientes de produção e a competitividade crescente no mundo dos negócios esta tendo a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho. Com isso diariamente são criados novos meios de motivação para este público tão importante que são os trabalhadores. As teorias motivacionais podem ser entendidas como uma tentativa incessante e progressiva para identificar fontes de prazer que o trabalhador encontra ou pode encontrar no seu ambiente de trabalho. Essas fontes parecem encontrar-se no próprio trabalhador, no ambiente de trabalho e na interação entre os dois. As necessidades não podem ser transformadas em metas, a menos que elas tenham uma representação cognitiva por meio dos valores. As metas e intenções regulam os três elementos básicos da motivação: intensidade, direção e persistência do esforço. Assim, os valores são considerados como metas motivacionais, que expressam alvos que a pessoa quer atingir na sua vida.

Com base nesta perspectiva, podemos avaliar que as principais motivações são de relevância pessoal como por exemplo o prazer, o sucesso e prestígio. Além disso, a segurança e a benevolência também tem papel crucial na motivação pessoal. O trabalho enriquecido, atraente, variado, interessante e desafiador constitui também uma forma excelente de atender às exigências desta motivação. A participação nas decisões organizacionais abre igualmente um espaço para que o empregado possa atingir suas metas de autodeterminação. Para viabilizar a adequação entre o perfil motivacional do trabalhador e ações concretas de motivação é necessário, determinar com precisão o perfil motivacional dos empregados para, a partir daí, identificar as motivações predominantes e compartilhadas na empresa de acordo com sua função.

A desvinculação entre metas do trabalhador e estratégias de motivação laboral pode ser um fator relevante no insucesso relativo de alguns programas de motivação. O conhecimento do perfil motivacional do trabalhador possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados de motivação dentro da organização, visando à atender metas de diversos grupos de trabalhadores. Como já foi salientado, isso não quer dizer que para cada funcionário seria necessário desenvolver um programa específico, mas que os programas motivacionais passariam a considerar as especificidades de diferentes equipes e/ou setores organizacionais. Desta forma, ao invés de um único programa para toda uma organização, estratégias mais específicas e diretivas seriam desenvolvidas, visando à atingir os interesses dos grupos alvo. Ainda que a organização como um todo não esteja interessada em desenvolver diferentes estratégias motivacionais para seus vários setores, esta perspectiva permite que cada gestor implante seu próprio programa para seus trabalhadores. Isto é, o gestor que desejar, pode desenvolver um programa de motivação que atinja diretamente as metas e valores dos trabalhadores pelos quais é responsável, sem depender de programas que estejam sendo desenvolvidos por outros departamentos e unidades da organização. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com