TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação Para O Equilíbrio Emocional

Pesquisas Acadêmicas: Motivação Para O Equilíbrio Emocional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto educacional supera

Turma: administração

Disciplina: gestão de pessoas

Professora:Robervânia

Trabalho sobre a importância da motivação para o equilíbrio organizacional.

A motivação é necessidade de todos. É muito difícil conquistar metas e objetivos se ela simplesmente não existe em nosso vocabulário.

OBJETIVOS DA MOTIVAÇÃO:

Encorajar empregados a ingressar na empresa.

Estimular os empregados a produzir mais e desempenhar suas funções com eficácia.

Encorajar empregados a permanecer na empresa.

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO:

As teorias de conteúdo da motivação concentram-se nas necessidades internas que motivam o comportamento. Num esforço para reduzir ou satisfazer suas necessidades, as pessoas agem de determinadas maneiras. Esta abordagem é associada a pensadores como Maslow, McGregor e Herzberg.

Maslow via a motivação a motivação humana como uma hierarquia de cinco necessidades que iam das necessidades mais básicas a mais elevadas de auto-realização.

De acordo com Maslow, os indivíduos serão motivados a satisfazer a necessidade que para eles estiver preponderante ou mais forte em num determinado momento. A preponderância de uma necessidade depende da situação do indivíduo no momento de suas experiências recente. Partindo das necessidades físicas, que são as mais básicas, cada necessidade deve ser ao menos parcialmente satisfeita antes do indivíduo desejar satisfazer uma necessidade no próximo nível acima.

Maslow descreveu dois tipos de necessidade de estima, o desejo de realização e competência e o desejo de status e reconhecimento. Em termos organizacionais, as pessoas querem ser boas em seus trabalhos, também querem sentir que estão realizando algo importante quando fazem esse trabalho. Como administradores, podendo atender aos dois tipos de necessidades de estima proporcionando trabalhos que desafiem e envolvem os subordinados nos estabelecimento de objetivos e nas decisões.

Herzberg concluiu que a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos separados de fatores. Essa teoria foi chamada de teoria de dois fatores.

Entre os fatores de insatisfação (fatores higiênicos) estavam o salário, as condições de trabalho e a política da empresa, todos eles afetavam o contexto em que o trabalho era realizado. O mais importante desses fatores é a política da empresa , que segundo muitos indivíduos pode ser uma grande causa de ineficiência e ineficácia. Os pontos positivos atribuídos a esses fatores não levaram a satisfação no trabalho, mas meramente à ausência de insatisfação.

Entre os fatores de satisfação (fatores motivantes) estão a realização o reconhecimento a responsabilidade e o progresso, todos eles relacionados ao conteúdo do trabalho e as recompensas ao desempenho profissional.

O norte-americano Douglas McGregor (1906-1964) foi economista e professor de Gestão Industrial; é considerado um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas e desenvolveu uma teoria da motivação que é muito estudada.

Seu trabalho mais conhecido é sua teoria motivacional apresentada no seu livro The Human Side of Enterprise (O lado humano da empresa), de 1960,ele defende a idéia de que existem dois tipos fundamentais de pessoas, dois perfis de personalidade e comportamento, chamados por ele de Teoria X e Teoria Y.

Alguns autores tem procurado atualizar essa definição; para eles McGregor identificou dois conjuntos diferentes de suposições que os administradores fazem sobre seus subordinados. A visão tradicional diz que as pessoas tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com