TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor A Reação

Artigo: Motor A Reação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

MOTOR A REAÇÃO

1. O que é Sulfetação?

2. Como é causado?

3. Estágios de Sulfetação

4. Como evitar e qual o tipo de manutenção?

5. Fontes

1. O que é Sulfetação?

A Sulfetação é o nome dado a um tipo de corrosão formada por altas temperaturas a qual pode afetar, nos motores a reação, os componentes da área da turbina.

Uma definição de sulfetação é uma reação de um metal ou liga com alguma forma de enxofre para produzir um composto de enxofre que se forma sobre ou sob a superfície de um metal ou liga.

2. Como é causado?

O sulfeto forma-se no motor nas altas temperaturas onde se tem a presença de sódio e enxofre. A grande maioria dos combustíveis utilizados nos motores aeronáuticos contém enxofre suficiente capaz de gerar sulfetação no motor. Fontes comuns de sódio são: água do mar, poluentes atmosféricos e cinzas vulcânicas.

A sulfetação ataca mais frequentemente as palhetas da turbina dos compressores de alta, nos motores twin-spool, e as palhetas da turbina do compressor, nos motores com seção geradora de gases de seção de potência, mas a sulfetação das palhetas das turbinas de baixa, turbina de potência e das partes estáticas, tais quais: estatoras das turbinas, segmentos de shroud, não são incomuns.

As palhetas das turbinas são cobertas com uma camada protetora. A sulfetação irá, primeiramente, degradar essa camada e levar a uma perda do material base da liga dos componentes afetados. Uma pós-inspeção em parte da cobertura das palhetas atacadas poderá revelar que estas não mais são adequadas para serem reparadas, ou seja, não será possível fazer uma re-cobertura das palhetas.

3. Estágios de Sulfetação

As sulfetações existentes podem ser classificadas através dos quatro estágios seguintes:

Estágio 1: Sulfetação leve ( Deterioração inicial da camada de cobertura): Leve rugosidade da superfície e quebras localizadas da superfície da camada protetora. O substrato ainda não foi afetado.

Estágio 2: Falha na camada protetora ( corrosão inicial do substrato): Rugosidade da superfície é mais marcante com a exposição do substrato ao ataque do sódio e enxofre. A integridade mecânica não foi afetada.

Estágio 3: Sulfetação severa: O material base é atacado a uma profundidade significante, evidenciado pela escala de acúmulo e algumas bolhas. Progressão para o estágio 4 poderá ser acelerado. A integridade está agora afetada e os componentes terão uma redução na sua vida útil.

Estágio 4: Ataque catastrófico: Profunda penetração do ataque com grande escala de bolhas. Perda do material estrutural irá resultar em uma falha do componente..

Todos os estágios de ataque poderão ser encontrados, entretanto os estágios 3 e 4 serão, normalmente, limitados aqueles motores os quais estão diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com