TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquina De Corte

Artigos Científicos: Máquina De Corte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 12

Máquina de corte

Uma Máquina ou ferramenta de corte é um dispositivo, geralmente alimentado por sistemas hidráulicos, motores elétricos, ou métodos mais avançados, que são utilizados na indústria para cortar uma variedade de materiais. Tipicamente, o seu propósito é o de fabricar metais que não podem ser facilmente cortados ou moldados de forma manual. Existem literalmente centenas de diferentes tipos de projetos para as ferramentas de corte em uma determinada máquina, o que resulta em uma classificação pelo tipo de corte que eles realizam. As classificações comuns incluem os tornos destinados a fazer o corte de rotação em torno de um eixo horizontal, sondagem e perfuração de máquinas para o corte de furos ou ranhuras na superfície, e outros dispositivos que cortam a peça projetando contas e sulcos na superfície.

De acordo com as especificações elas podem ser produzidas em peças em diversos estilos, que giram em torno de materiais duros como metais ou couro. A tecnologia do século 21 foi além com a utilização de equipamentos rotativos e serras para os materiais serem formados. Vários tipos de máquinas ferramentas empregam sistemas térmicos, plasma, gás e sistemas de corte, e alguns também utilizam lasers de alta potência. A alta temperatura pode ser gerada em alguns casos em operações de corte, como um cortador de plasma, que gera um arco de plasma de gás ionizado a cerca de 11.000 graus Celsius (20.000º Fahrenheit), o que é três vezes mais quente que um bico de maçarico de oxiacetileno. A maioria destas ferramentas caras são controlados por um controle numérico computadorizado (CNC), onde os programas são capazes de assegurar um processo de corte altamente preciso e eficiente.

Outras tecnologias empregadas no processo de corte de algumas máquinas incluem o jato de água, corte por jato de óleo e o uso de ultrassom. Os cortadores de jato de água são tão poderosos que podem cortar materiais como granito, e podem atingir um nível de precisão de 0,013 milímetros ( 0,005 polegadas). Eles trabalham por bombeamento de um fluxo fino de água que contém uma substância abrasiva a uma determinada superfície, em qualquer ponto da mesma de 40.000 libras por polegada quadrada (psi) a 100.000 psi. Os cortadores de ultrassom trabalham através da criação de vibrações de alta frequência no material a ser cortado, e são utilizados em ambos os materiais na operação de corte de tecidos e metais.

A utilização das máquinas de corte está exigindo mais e mais treinamentos, pois elas se tornam mais sofisticadas a cada lançamento, com sistemas personalizados, e com alto custo de aquisição. O treinamento de controle numérico computadorizado para executar a maioria dessas ferramentas é oferecido através de cursos em uma ampla variedade de faculdades comunitárias e escolas técnicas em todo o mundo. Muitas vezes, a compra de uma máquina ferramenta de corte proporciona treinamentos certificados nacionalmente, realizados no local de trabalho para os funcionários que irão utilizá-las.

As máquinas ferramentas de corte automatizadas também estão começando a ocupar um lugar dominante no chão de fábrica. Os sistemas robóticos são frequentemente utilizados para este fim, tal como sistemas de alta potência de corte, cuja operação é muito rápida, devendo tomar as devidas precauções para não tornar o processo perigoso.

Máquinas de corte de plasma

Máquinas de corte de plasma são máquinas utilizadas para o corte de folhas de aço, alumínio e outros metais eletricamente conducentes com diferentes espessuras, tamanhos e formas usando técnicas de corte a plasma. Estas máquinas geralmente utilizam o gás ionizado de alta velocidade, que é entregue a partir de um bocal, a fim de aquecer e fundir o metal a ser cortado. Uma faísca elétrica também forma no interior da máquina transforma o gás altamente pressurizado em plasma. Isso é suficientemente quente e assegura um corte suave de metais. A máquina de corte plasma encontra principalmente aplicações na indústria de fabricação de metal e segmentos afins.

Na Índia, essas máquinas estão em alta demanda e são usadas desde pequenas oficinas a grandes unidades de produção industrial. Estes sistemas de alta potência são contados para a sua construção rígida, tamanho compacto, alta eficiência e desempenho impecável. Elas podem ser perigosas, por vezes, e, portanto, equipamentos de proteção como capacete, luvas, óculos de solda e protetor facial etc., devem ser usados antes de operá-las.

Com um bocal menor e os arcos de plasma mais finos, as máquinas de corte de plasma têm poucas vantagens em relação a laser e outras máquinas de corte no mercado. Estas máquinas permitem cortes com mais precisão e melhor acabamento para vários produtos feitos a partir de cobre, aço, bronze, alumínio e outros metais. Disponível em diferentes capacidades e especificações, os cortadores de plasma podem cortar metais que variam de espessura de 5 mm até 300 mm. Elas são altamente rentáveis e bastante utilizadas em oficinas, garagens e lugares relacionados à soldagem e afins. Essas máquinas fornecem cinzelamento e habilidades penetrantes e são mais rápidas que outras máquinas de corte. Além disso, estas não necessitam de um ciclo de pré-aquecimento, o que economiza tempo e torna o corte de emprego muito mais conveniente.

Máquinas de corte de plasma podem ser divididas em três categorias: sistema de contato de alta frequência (HF), máquinas arco piloto e máquinas de controle numérico computadorizada (CNC).

Sistema de contato de alta frequência (HF): estes foram usados anos atrás, para cortar apenas chapas de metal eletricamente favorável. Estas máquinas utilizavam uma faísca de alta frequência para iniciar o arco elétrico para cortar o metal. Nesta máquina, o arco elétrico tem de ser mantido em contato com o material a ser cortado, o operador da máquina tem de manter o bico que produz o plasma em contacto com a folha a ser cortada. A máquina é controlada manualmente.

Máquinas arco piloto: estas máquinas são capazes de corte de materiais não favoráveis também. Nelas, uma pequena bolsa de plasma é criada, que é mantida dentro do bocal até que entra em contacto com a folha de metal ou do material que está sendo cortado. Este arco piloto torna-se então um arco de plasma cheio, que fica quente o suficiente para cortar chapas de aço, chapa de alumínio, placas de latão, etc., em formas e tamanhos necessários. Devido à maneira como o sistema funciona, ele também permite o corte de outros materiais como, por exemplo, pesadas folhas de plástico ou de vidro. Esta máquina também é controlada manualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com