TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Ginásticos

Pesquisas Acadêmicas: Métodos Ginásticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  1.573 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos Ginásticos

Os Métodos Ginásticos que influenciaram a ginástica moderna são; Calistênia, Método Alemão, Método Sueco, Método Frances e Método Inglês.

Caliatênia - vamos contar um pouco sobre a origem e significado da ginástica calistênica,tanto para pessoas saudáveis, quanto para pessoas com um determinado grau de comprometimento da saúde, destinada a população mais necessitada como: obesos, crianças, sedentários, idosos e também as mulheres.Sua principal característica esta em utilizar somente o peso do corpo.

A Calistênia é o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna, com origem na ginástica sueca, apresentava uma divisão de oito grupos de exercícios localizados, com musicas dando ritmos aos exercícios.

Em 1860 a calistênia foi introduzida nas escolas americanas, no Brasil dos anos 60 começou a ser implantada nas poucas academias pelos professores, ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70.

Método Alemão – tanto a Alemanha, Suécia, Inglaterra de um modo geral, possuíam finalidades semelhantes. Entre elas estão: promover a saúde, desenvolver a vontade, coragem e força de viver para servir a pátria nas guerras.

Na Alemanha era preciso criar um forte espírito nacionalista para atingira unidade que seria conseguida por homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis. A Educação Física alemã, com características próprias, começou em 1860, com Basedow e o filantropismo por ele criado.

Método Sueco – O idealizador do sistema sueco de ginástica, foi Per Henrik ling ( 1776 a 1839 ), era poeta e escritor. Sua relação com a Educação Física surgiu quando solicitou e obteve autorização para introduzir a ginástica no seu curso de esgrima.

Em 1807 com a influência de Ling, o governo sueco solicitou para cada estabelecimento de ensino, um local de exercício físico. Ling tinha planos de uma reforma na Educação Física Nacional, mandou seu plano para o governo, que foi negado. Confiante de suas ideias enviou novamente para o rei. Conseguiu criar com apoio de Carlos XIII, o Instituto Real de Ginástica, pedra fundamental de toda obra educativa e cientifica dos professores de ginástica sueca.

Método Francês – Teve origem na Escola Joinville-Le-Ponte em 1852. Já em 1927 foi publicado o Regulamento Geral da Educação Física. Seu método tinha como objetivo o desenvolvimento das qualidades físicas, o aumento da energia e exaltação das qualidades morais. Demeny ( 1850-1917 ) fez criticas ao método sueco e lançou nas bases para a educação física francesa eclética e realizada através de movimentos completos, arredondados e contínuos, dentro da máxima economia de forças, lançou ginástica feminina com música.

Escola Inglesa – O esporte moderno nasceu na Inglaterra no século XIX. A ginástica era pouco difundida, o esporte foi considerado o grande meio para promover a educação, através de jogos esportivos. Os ingleses integraram técnicas antigas do esporte, oferecendo ao mundo, vários esportes como: Atletismo, Futebol, Rúgbi, Tênis, Boxe, Natação e Patinagem. Thomas Arnold criador do esporte.

Referencias:

Calistênica – Mika

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com