TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos alternativos de resolução de conflitos

Resenha: Métodos alternativos de resolução de conflitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Resenha  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  328 Visualizações

Os métodos alternativos de solução de conflitos são formas de resolução utilizadas de modo rápido, sem que seja travada uma ação judicial, sendo de grande importância para o poder judiciário brasileiro diminuindo as pilas de processos que existentes, que poderia serem solucionadas sem intervenção judicial. A seguir serão relatadas alguns conceitos que considerei interessante:

A conciliação trata-se de uma forma autocompositiva de resolução de conflitos. De acordo com Santos (2004) é um método que “implica a participação de um terceiro, que não possui o poder de intervir na relação obrigacional e emitir declaração de vontade própria que vincule as partes”. A participação do terceiro (conciliador) é ativa, sugerindo propostas de acordo que busquem um acordo onde as partes sintam-se satisfeitas com a composição.

A mediação também é um método autocompositivo de resolução de conflitos, onde as partes são auxiliadas por um terceiro neutro, o mediador, que busca uma composição amigável sobre o conflito existente. (AZEVEDO, 2004)

Resposta da questão 2

A) autoritário e judicial

SOCIOLOGIA JURIDICA E JUDICIARIA

Caso concreto 3

Resposta da questão 1

É a escola Pluralista, visto que as normas são editadas e aplicadas pela milícia, sendo aceitas e cumpridas pela população, funcionando de forma paralela às normas provenientes do Estado.

A população descrente do poder jurídico estatal, aceita que as milícias resolvam seus litígios. Essa comunidade termina por sofrer uma

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com