TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NAO TO AFIM

Dissertações: NAO TO AFIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa será abordado os novos arranjos familiares, englobando as famílias monoparentais e seus aspectos mais importantes. O objeto da pesquisa são as famílias contemporâneas, tendo como objetivo refletir e socializar o resultado por meio de produção textual.

Na contemporaneidade surgem novos arranjos familiares.

Ao analisar a familia na sociedade contemporânea, percebe-se que uma imagem da família composta pelos pais como chefe substituído por um novo modelo no qual a mulher se apresenta ocupadando o papel dos homens.A maioria dos casos nos quais os filhos são criados por apenas um dos pais acabam ficando sobre a responsábilidade da mãe que que por sua vez sobrecarrega-se, submetendo os filhos uma vida desordenada.

O grande número de mulheres que sustentam a família e mesmo aquelas casadas ou que tem um companheiro, a maioria dessas famílias vem de forma desumana se mantendo apenas da renda que recebe do estado. Alguns programas como “bolsa famíla” tem como objetivo ajudar as famílas, mais carentes, no entanto o valor é insuficiente para o sustento de uma casa, contudo algumas famílias sustentam e criam os filhos sozinhos, e vivem com apenas esse benefício.

DESENVOLVIMENTO

A família na sociedade contemporânea

“A situação atual obriga a uma análise da realidade das famílias no mundo moderno, sem estigmatizar nem julgar, já que existe uma crise do modelo tradicional de família mais do que uma crise da família”. (Rios. Gonzáles, 2004).

A família contemporânea, ela é produto de uma evolução dos movimentos sociais e políticos e que chega, agora, no terceiro milênio, como consequência da evolução deste pensamento.

Então, casamentos uniões estáveis, famílias desconstituídas, recompostas, mosaico, monoparentais, nucleo, homoafetivas, famílias geradas através de processos artificiais, clonadas, famílas de rua e na rua. Eis aí os diversos arranjos familiares do século XXI. O aumento das famílas monoparentais chefiadas por mulheres indica uma crescente que deixa à mulher as maiores responsaliidades. Sustentar e educar os filhos, administrando a casa e ter, de fato, dupla jornada de trabalho. Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem se transformando, e muitos valores, são alterados. A mulher ganhou espaço e força no mercardo de trabalho, o homem deixa de ser apenas o provedor da família e pode assumir mais liberdade sem afeto.

Antes na famíla atribuia-se ao homem a tarefa de prover o lar e a mulher os cuidados com a casa e com as crianças. Os dados colhidos mostam que esse quando está se modificando com maior participaçao das mulheres no mercado de trabalho e dos homens no trabalho familiar.

diversificação dos arranjos familiares no brasil, 1980-2010

Fonte: Censo demográfico de 1980-2010

A visão da política nacional de assistência social sobre a família

Atualmente, a assistência social, vem passando por mudanças em todo o mundo porafasta-se da tradição histórica do assistencialismo, da distribuição de cestas de alimentos para a transferência monetária, dos atendimentos emergenciais para ações sistemáticas, planejadas, continuas e como destaca Fulgherceiter (APUD MIOTO, 2002) incorporou a dimensão preventiva dessas situações de promoção do bem-estar e da qualidade de vida, além disso, ampliou seu exopo, visando atingir e trabalhar estados de sofrimento, exclusão vulnerabilidade, discriminação, dentre outros.

Essa tendência é verificada no Brasil, em que a própria direção da política de assistência social tem-se alterado na contemporâneidade, buscando superar as visões de pobreza restrita a ausência ou precariedade de renda, e os atendimentos parcializados, segmentados e isolados,dirigindo-se à família e às suas necessidades. Há expectativas quanto à redefinição do trabalho social com práticas socioeducativas alternativas, dirigidas para a autonomia das famílas.

Aspectos culturais e morais que foram alterados com o modelo de família monoparental

o valor de igualdade foi progressivamente assimilado no quotidiano da convivência familiar, dando origens as formas mais democraticas e justas de partilhar tarefas e responsabilidades entre marido e mulher.Igualdade entre os sexos estendeu-se ao trabalho profissional até ao empenho cultural e político.

Essas mudanças foram incoporadas ao código civil, que reformulou o direito de família de modo a atender as exigências modernas. As pespectivas de realização pessoal pôs fim a definição, da mulher como rainha do lar, abriu-se as portas das empresas de trabalho feminino, isto aumentou os rendimentos, as possibilidades de consumo familiar e reduziu o tempo de dedicação as tarefas domésticas e educação dos filhos.

A família é considerada uma unidade social básica e universal básica porque ela depende a existência da sociedade por ser encontrada em todas as sociedades e humanas de uma forma ou de outra restringe a acompanhar o processo de mudança que surge em torno da famíla em questão.

Levantamento de dados

De acordo com IBGE a população geral de Timbaúba PE é de 53,825 habtantes.

Em nossa pesquisa de campo ao CRAS de Timbaúba o número de famílias que recebem o bolsa família é de 7.452 no total, contabilizando 37% são famílias monoparentais.

Ao entrevistarmos a coordenadora Josinete Soares responsável pelo CRAS ela abordou algumas consequências que a mesma presencia em seu dia-a-dia que mostar que a ausência da figura paterna nessas famílas é de desarranjos, a ausência de função paterna já se apresenta como fenômeno social alarmante. Crianças de rua e na rua, aumento de deliquência e prostituição juvenil, violência nas cidades, tráfico de drogas, balas perdidas, todos esses sinais de violência.

O aumento das famílas monoparentais chefiadas por mulheres indica uma crescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com