TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nao Tenho Nenhum Trabalho

Artigos Científicos: Nao Tenho Nenhum Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  2.476 Visualizações

Página 1 de 4

Casos Práticos

Caso 1 - Joãozinho trabalha em um conglomerado financeiro. Ele é contador da distribuidora de títulos “Zilênia”. A empresa de auditoria independente “Correta” acaba de ganhar a concorrência para auditar o conglomerado. Joãozinho foi escalado pela Zilênia para acompanhar os trabalhos da Correta, providenciando documentos solicitados e esclarecendo procedimentos. Os sócios da empresa de auditoria estão em dúvida se a presença de um funcionário da instituição auditada, junto a equipe de auditores, pode ser considerada falta de ética.

Seria antiético, pois auditores tem de evitar qualquer tipo de relacionamento com qualquer pessoa envolvida com entidade a ser fiscalizada. Sendo assim Joãozinho não podera acompanhar os trabalhos da empresa de auditoria.

Caso 2 - A empresa de auditoria EQUIPE opera no mercado nacional há 22 anos. Tem uma ótima reputação, tendo em sua carteira de clientes diversas instituições de médio e grande porte. A EQUIPE acaba de fazer uma boa proposta de trabalho para Maria da Silva, controller do EXEMBANK, instituição financeira, cliente da EQUIPE. Os sócios desta empresa de auditoria questionam-se se é correta a contratação, do ponto de vista ético.

Do ponto de vista ético não seria correto a contrataçao desta funcionaria, pois a norma profissional do auditor independente diz que: o auditor que teve, no periodo a que se refere auditoria ou durante a execução dos serviços, em relação à entidade auditada, e demais relaçoes com esse grupo economico, não poderá fazer a auditoria independente dessa determinada entidade.

Caso 3 -Durante os serviços anuais de auditoria independente no BANCO CARAVELAS, um auditor, Paulo, foi convidado a ser o controller da empresa. Ele está vivamente interessado na proposta, pois, além de um salário promissor, as condições de trabalho condizem com suas expectativas profissionais. Paulo planeja conversar demoradamente com a direção do CARAVELAS para conhecer os detalhes da nova carreira. Pergunta-se: a proposta ora feita ao auditor afeta de alguma forma a credibilidade do relatório de auditoria?

Se não auferir o relatorio feito pelo auditor, não teria problema algum. Mas se interferir no relatório, ele estaria indo contra os principios éticos.

Caso 4 -Carlos é o contador do BANCO LEXO. A divisão de planejamento tributário da empresa está sob sua responsabilidade. Neste ano, Carlos observou e comunicou à diretoria da empresa a necessidade de que a LEXO provisione R$ 900.000,00 devido à licença-prêmio a que fazem jus os empregados após dez anos de serviço (que pode ou não ser gozada). Carlos alerta, ainda, que sobre esse valor incidirá alíquota do imposto de renda, dado que a provisão é não dedutível para fins fiscais. A administração do banco solicita a Carlos que encontre uma forma de evitar que o lucro da instituição seja onerado esse ano, dadas as expectativas que a direção tem de valorização de suas ações nas Bolsas de Valores. Carlos assim o faz: deixa de contabilizar a provisão correspondente, omitindo, ainda, a informação relativa ao imposto de renda.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, diz no artido 2º:

São deveres do Profissional da Contabilidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com