TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade De Implementar Proteção Contra Raios Em Canteiros De Obras

Monografias: Necessidade De Implementar Proteção Contra Raios Em Canteiros De Obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 5

Titulo

Necessidade de implementar proteção contra raios

em canteiros de obras.

sub titulo : Segurança em instalações e serviços com eletricidade na indústria de construção civil.

RESUMO

Um dos maiores índices de acidente fatais em canteiros de obras são os acidentes que ocorrem com instalações elétricas. É facilmente percebido o descaso e muitas vezes causando acidentes, com grande frequência fatal. Muita das vezes o trabalhador é exposto em canteiros de obras sem nenhum tipo de proteção elétrica, ou sem equipamentos de prevenir os acidentes causados pela presença de energia elétrica nestes locais de trabalho. Em um cenário de desenvolvimento do nosso pais, onde muitas obras são realizadas, um foco sobre a execução da forma correta das instalações elétricas nas melhores forma de execução destas instalações de modo a minimizar os riscos elétricos e principalmente na necessidade de obtermos instalações de eletricidades em canteiro de obras , porém, seguras.

NORMA REGULAMENTADORA

A NR 10 - Instalações e serviços em eletricidade, trata das diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Já a NR18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, é uma Norma para aplicação nos processos, nas condições e ambientes de trabalho da construção civil, incluindo instalações elétricas provisórias. 18.21 – Instalações elétricas (18.21.1 a 18.21.20) e ainda a NBR-5410 – Instalações elétricas de baixa tensão é um a norma técnica específica em baixa tensão (50 Vca ou 120 Vcc até – 1000 Vca ou 1500 Vcc) para garantir segurança das pessoas.

Umas das providencias a serem tomadas, para reduzir o número acidentes com as instalações elétricas, e sob quaisquer circunstancias, é a aplicação ao que determina a NR 10, pois é uma norma que existe desde 1974, e poucos conhecem sua importância ou possui conhecimento do seu conteúdo. Embora em vigor desde o final de 2004, a mesma foi revisada e alguns prazos de implementação da NR foram estendidos, devido às dificuldades de interpretação que as empresas vêm encontrando, principalmente quanto aos os itens que vêm gerando mais dúvidas são os itens: 10.8 que diz respeito sobre a capacitação dos profissionais, o anexo I referente aos treinamentos, o item 10.2.4 que estabelece o prontuário de instalações elétricas e o item 10.2.9 que trata sobre vestimentas de proteção.

O CHOQUE ELETRICO

Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. As manifestações relativas ao choque elétrico dependendo das condições e intensidade da corrente que podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte. Os tipos mais prováveis de choque elétrico são aqueles que a corrente elétrica circula da palma de uma das mãos à palma da outra mão, ou da palma da mão até a planta do pé.

DESENVOLVIMENTO

A eletricidade é vital na vida moderna é desnecessário ressaltar sua importância, quer propiciando conforto aos nossos lares quer atuando como insumo nos diversos segmentos da economia. Por outro lado o uso da eletricidade exige do consumidor a aplicação de algumas precauções em virtude do risco que a eletricidade representa, muitos não sabem, desconhece ou desconsideram este risco. Os acidentes ocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior frequência e comprovadamente os que trazem as mais graves consequências. As normas de segurança estabelecem que pessoas devam ser informadas sobre os riscos a que se expõem, assim como conhecer os seus efeitos e as medidas de segurança aplicáveis.

Para garantir a segurança nas instalações elétricas de canteiros, o primeiro passo é entender que provisório não significa precário. Com esse conceito bem definido, é preciso que a obra sempre conte com um eletricista e que todos os demais funcionários recebam treinamento sobre os riscos que envolvem a eletricidade e façam curso de primeiros socorros, especialmente em técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória.

Sempre que algum serviço for realizado nas instalações elétricas, o circuito elétrico deve ser desligado completamente de forma programada e com a devida divulgação para todos os trabalhadores no canteiro.

Durante o serviço, é preciso colocar um cadeado no quadro de luz para que ninguém religue o disjuntor antes do fim do trabalho. Quando a obra tem mais de um eletricista, é recomendável que cada um tenha um cadeado, com chaves diferentes e, durante os serviços, todos sejam colocados na porta do quadro geral. Esse procedimento evita que o quadro seja religado enquanto ainda houver um eletricista trabalhando no sistema.

As chaves blindadas permitem a interrupção da energia para executar manutenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com