TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de negociação

Tese: Necessidade de negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Necessidade Capital de Giro

O Capital de Giro, também conhecido por Capital Circulante, representa o montante de recursos de curto prazo demandados por uma entidade para tornar possível a sua operacionalização, o que implica no ciclo que se inicia com a compra de matérias primas, e encerra-se com o recebimento das vendas; logo, a gestão do capital de giro relaciona-se com a administração dos ativos e passivos de curto prazo. (SCHERR, 1989; ROSS, WESTERFIELD e JAFFE, 2002; ASSAF NETO,2008).

Para que a organização alcance o sucesso desejado em suas atividades faz-se necessário que ela possua capital de giro suficiente, pois, ao contrário disso, ela apresenta necessidade de recursos, que denominada de Necessidade de Capital de Giro. De acordo com Monteiro (2003, p.4) “a Necessidade de Capital de Giro é a diferença entre Ativos e Passivos operacionais. É positiva quando o ciclo operacional for maior que o prazo médio de pagamento, e negativa quando o contrário ocorrer.” Ainda segundo Monteiro (2003, p.4) “ a NCG tende a ser positiva e diretamente crescente em relação a evolução das vendas, se o volume dos negócios cresce e demanda de investimento em giro também aumenta.”

Conforme Matarazzo (1998) “as situações básicas que ocorrem numa empresa, com relação ao Ativo Circulante Operacional (ACO)/ Passivo Circulante Operacional (PCO) pode ser resumida assim:

ACO>PCO: é a situação normal na maioria das empresas.

Há uma NCG para a qual a empresa de encontrar fontes adequadas de financiamentos;

ACO=PCO: Neste caso a NCG é igual a zero e, portanto a empresa não tem necessidade de financiamentos para o giro;

ACO<PCO: A empresa tem mais financiamentos operacionais do que investimentos operacionais. Sobram recursos das atividades operacionais, os quais poderão ser usados para a aplicação no mercado financeiro ou para a expansão da planta fixa.

(MATARAZZO, 1998, P.344)

Nas situações em que os ativos cíclicos são maiores que os passivos cíclicos, ou seja, quando a NCG for positiva, há indicação de que a empresa necessita de recursos financeiros para girar o seu negócio. Nesse caso, a soma de clientes, estoques, despesas antecipadas, impostos a recuperar é maior do que a soma do valor dos fornecedores, obrigações fiscais e trabalhistas, adiantamento de clientes, comissões a pagar (OLINQUEVITCH; SANTI FILHO, 2004). (Colocar nas referências artigo da Perdigão e Sádia)

Para suprir a NCG as entidades utilizam com mais freqüência quatro tipos de financiamentos, que são denominados:

 Capital Circulante Próprio;

 Financiamentos de Longo Prazo;

 Empréstimos Bancários de Curto e Longo Prazo;

 Duplicatas Descontadas.

Por outro lado, sempre que o valor do passivo operacional for maior do que o valor do ativo operacional há a indicação de que a empresa não necessita de recursos para o giro dos negócios e, pelo contrario, dispõe de fontes do próprio giro para financiar outras aplicações. Neste caso, a soma de fornecedores, obrigações fiscais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com