TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Brasileiras De Contabilidade

Casos: Normas Brasileiras De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  656 Visualizações

NBC-TG-16-ESTOQUES

MENSURAÇÃO DE ESTOQUE.

Os critérios de valoração dos estoques-item 25.

25. O custo dos estoques, que não sejam os tratados dos itens 23 e 24, deve ser atribuído pelo uso do critério primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS) ou pelo critério do custo médio ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes a entidade. Para os estoques que tenham outra natureza ou uso, podem justificar-se diferentes critérios de valoração.

Para determinar o custo de produtos estocados para estoques e vendas, é preciso obter o valor pago na aquisição das mercadorias, deduzido o ICMS e das despesas referentes ao frete e seguro pagos pelo comprador.

A empresa poderá adquirir um mesmo tipo de produto em datas diferentes, pagando por preços variados. O custo dessas mercadorias estocadas poderá ser determinado por meio dos seguintes critérios: PEPS,UEPS,Custo médio ponderado.

PEPS – (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), neste critério, a empresa vende os produtos de estoques mais antigos.

O estoque apresenta uma relação bastante expressiva com o custo de reposição, sendo esse estoque representado pelos preços pagos recentemente. Ao utilizar este método faz com que o efeito da oscilação dos preços sobre os resultados seja expressivo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com