TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Para Citaçoes

Pesquisas Acadêmicas: Normas Para Citaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA – PRÁTICAS INVESTIGATIVAS

NORMAS DE CITAÇÃO

Definição

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 10520:

Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte.

Tipos de citação:

- citação direta: transcrição textual de parte do autor consultado;

- citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado;

- citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao seu original.

Observação:

- citação direta com até três linhas fica contida no texto e entre aspas;

- citação direta com mais de três linhas, deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Espaço simples entrelinhas;

- para supressões utilizar: [...];

- para destaque na citação: grifo do autor (quando foi realizada pelo autor da obra) e grifo nosso (quando realizada pela pessoa que está utilizando a citação na pesquisa bibliográfica).

VEJAMOS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DAS NORMAS DE CITAÇÃO

Segundo Rodrigues (2006, p. 56), “o fichamento consiste na transcrição de informações em ficha. A função do fichamento é colocar à disposição do pesquisador um conjunto de informações de obras já consultadas, para elaboração de trabalhos acadêmicos” (esta é uma citação direta com até três linhas e entre aspas). O fichamento é uma técnica que propicia economia de tempo e qualidade no estudo e na pesquisa, uma maneira de guardar o essencial de um texto, de maneira que tenha essas informações anotadas, sempre que precisar. É importante ressaltar que:

É mais comum que o fichamento seja feito em fichas, mas com o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento da informática, com sua capacidade de guarda e armazenamento de informações, pode ser feito no computador, em arquivos, disquetes ou CDs [...]. O armazenamento em arquivos no computador facilita no processo de elaboração dos trabalhos acadêmico-científicos. (RODRIGUES, 2007, p. 80, grifo nosso). (Esta é uma citação direta com mais de três linhas, fonte 11, espaço simples, recuo de 4 cm)

Para Rodrigues e Silva (2001), o fichamento depende de seu objetivo. Assim sendo, pode ser feito numa ficha a anotação de uma referência bibliográfica de um livro, a elaboração de um esquema, a transcrição de um parágrafo de um texto, a apreciação de uma obra, a elaboração de um resumo etc. (Esta é uma citação indireta, resumo das idéias de texto)

O resumo consiste em reduzir um texto em suas principais idéias de forma clara e concisa. Para um melhor desempenho na elaboração do resumo, é importante realizar procedimentos metodológicos necessários: análise de texto, sublinhar e esquematizar.

Na realização de uma pesquisa bibliográfica deve estar presente o princípio ético, ou seja, deve indicar as fontes de referências das ideias que pertencem a outros autores (ÉTICA, 2004). (Esta é uma citação indireta)

É importante compreender o que é pesquisa bibliográfica para uma melhor compreensão de suas etapas. Assim,

A pesquisa bibliográfica consiste numa atividade que objetiva a aprendizagem, aquisição e produção de conhecimento e que pode ser solicitada pelos professores. Ela deve ser elaborada obedecendo a normas oficializadas e procedimentos metodológicos, possibilitar o pensar crítico, reflexivo, analítico e sistemático. (SANTOS; LIMA, 1999, p. 30). (Esta é uma citação direta com mais de três linhas)

Segundo Feitosa et. al. (2002), um grande problema na atualidade brasileira, é que está surgindo uma grande quantidade de trabalhos, principalmente, no sistema escolar não respeitando os direitos autorais dos autores, principalmente com o surgimento da internet. (Esta é uma citação indireta)

Assim, temos visto trabalhos escolares, por exemplo: pesquisa bibliográfica, artigo científico, projeto de pesquisa e monografia, que são cópias retiradas da internet. Também, há aqueles que divulgam na internet, materiais que não são de sua autoria.

A pesquisa bibliográfica pode ser elaborada como um trabalho em si mesmo ou como uma etapa para elaboração de monografias, dissertações etc. (ANDRADE, 2001). (Esta é uma citação indireta) Nesse sentido, pode-se elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com