TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas tecnologias de informação

Tese: Novas tecnologias de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Atualmente os espaços residenciais estão adquirindo outros significados. As novas tecnologias, a diversidade de agrupamentos familiares e conseqüentemente as novas atividades desenvolvidas no interior da residência revolucionam não só os hábitos domésticos como também os de trabalho e, em alguns casos, provocaram uma fusão das atividades morar e trabalhar no interior a das residências.As mudanças na sociedade foram o desenvolvimento e a promoção de modos de pensamento e comportamento individualistas; a cultura da livre iniciativa; o fim do universalismo e da padronização na educação, fragmentação e pluralismo em valores e estilos de vida, privatização da vida doméstica e de atividades de lazer.

Nos anos 90 a nova tecnologia de informação integrou os escritórios em redes de informação, com muitos microcomputadores interagindo entre si, formando uma rede interativa capaz de comunicar-se e tomar decisões em tempo real. Essa interação é a base para um novo tipo de escritório os “escritórios alternativos” ou “escritórios virtuais” em que trabalhadores individuais munidos por poderosos dispositivos de processamento e transmissão de informação, executam tarefas em localidades distantes, por meio das redes de informação (CASTELLS, 1999).

A formação de rede é uma prática humana muito antiga, durante a maior parte da história, as redes foram ferramentas de organização capazes de congregar recursos em torno de metas centralmente definidas, eram fundamentalmente o domínio da vida privada (CASTELLS,2003). Agora, no entanto, com a introdução da informatização e das tecnologias de comunicação baseadas no computador, e particularmente a Internet, as redes permitem uma flexibilidade e adaptabilidade, que são características essenciais para se sobreviver e prosperar num ambiente de rápida mutação. Sua natureza revolucionária é oposta as formações praticadas anteriormente, caracterizadas por serem centralizadoras e bem definidas.

Quando uma empresa depende da rede para funcionar, a qualidade e eficiência na conexão é um requisito importante, o que torna a conexão por linhas telefônicas padrão insuficientes para transportar e distribuir as informações necessárias. A empresa é dependente de sistemas avançados de telecomunicação (redes de fibra óptica) uma condição necessária para a competição entre cidades na economia global. Com isto a geografia da economia, se transforma em área de negócios dotadas de equipamentos de telecomunicação de ponta, formando áreas específicas que se interconectam.

A variedade de profissionais que trabalham via rede tem aumentado, são caracterizados pelos altos níveis de instrução, iniciativa e qualidade de educação. Kumar (1997) aponta para o surgimento de uma nova classe de serviço de trabalhadores do ramo do conhecimento, o trabalho desses profissionais se caracterizará por altos níveis de perícia técnica e conhecimento teórico que, correspondem a longos períodos de educação e treinamento. Castells (2003) coloca os serviços como finanças, seguros, consultoria, serviços legais, contabilidade, publicidade e marketing como o centro nervoso da economia do século XXI.

Segundo Pierre Lévy (2001),

“...é cada vez mais difícil encontrar o emprego clássico. Podemos observar uma tendência muito interessante já vários anos: Trata-se do aumento do número de pessoas que são autônomas, self-employed, que são empresários individuais. Adquiriram competência estudando em uma ou outra empresa ou dando consultorias, etc. finalmente, o que significa trabalhar hoje: trabalhar é prestar serviços aos outros. Podemos dar esta definição muito simples...Portanto, prestamo-los serviço. Além do crescimento do setor de serviços onde isso é evidente, o que estamos fazendo? Prestamos serviços uns aos outros, cada um à sua maneira... .“

Num contexto geral, a dinâmica da sociedade e do trabalho é a dinâmica da economia, o processo de acumulação de capitais é, cada vez maior, e cada vez mais monopolista. A técnica e a tecnologia, que aceleram a acumulação de capitais, causam efeitos enormes no espaço e nas relações sociais, ao mesmo tempo, são fruto condicionado da necessidade do trabalho em acelerar a produtividade e aumentar a lucratividade.

A nova economia permite a flexibilização do trabalho que, contribui para a nova forma de sociabilidade e novas condições de trabalho. Mesmo com toda essa dependência do virtual, o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com