TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Tenho Nem Um

Monografias: Não Tenho Nem Um. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE SANTO AGOSTINHO-FSA

CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

PROFESSOR:

ALUNO (A): ___________________________________________

Nome do aluno (a) completo e legível

TURMA: 15M3A DATA: ___/___/2014

ROTEIRO DE ESTUDO I

1. Durante uma aula prática de microbiologia, os alunos descartaram, em um recipiente, pipetas de vidro contaminadas com bactérias. Após o término da aula, o técnico do laboratório preparou essas pipetas para a reutilização como vidraria estéril. A correta sequência de etapas a ser, necessariamente, executada no preparo de pipetas estéreis é:

A) autoclavar, lavar com água e sabão, enxaguar com água corrente e destilada, secar em estufa a 70° C, colocar um tufo de algodão na extremidade de aspiração da pipeta, enrolar individualmente em papel e esterilizar em forno Pasteur 180°C, por duas horas.

B) lavar com água e sabão, enxaguar em água corrente, secar em estufa bacteriológica, enrolar em papel, em grupos de 2, 3 ou 4 unidades, autoclavar e secar em estufa, a 70° C, por 6 horas.

C) esterilizar em forno Pasteur 70° C, lavar com água e sabão, enxaguar com água estéril, colocar um tufo de algodão na extremidade de aspiração da pipeta e colocá-la em um tubo metálico estéril, com a ponta voltada para cima.

D) desinfetar em vapor fluente, lavar com água e sabão, enxaguar com água destilada, secar em estufa, enrolar em papel e colocá-las em tubo metálico estéril, com a extremidade de aspiração da pipeta voltada para cima.

2. A autoclave é um equipamento de esterilização de uso corrente em laboratórios de microbiologia. Para se obter maior eficiência em procedimento de esterilização, utilizando-se a autoclave, é necessário que

A) os parafusos da tampa estejam frouxos, para permitir o escoamento do vapor d’água, diminuindo assim a pressão interna.

B) a válvula de escapamento seja aberta, ao término do tempo de esterilização, antes que a pressão no manômetro desça a zero, a fim de provocar o abaixamento rápido da pressão.

C) o nível da água fique cerca de 5 centímetros abaixo do fundo da cesta metálica, a fim de que a temperatura atinja 120°C mais rapidamente.

D) o ar seja dela removido antes de ser fechada a válvula de escapamento, porque, na presença do ar, a temperatura não será muito elevada.

3. Os meios de cultura podem ser classificados em contínuos e descontínuos. Em uma cultura descontínua, as condições não permanecem ideais por muito tempo, devido a diminuição da quantidade de nutrientes e a acumulação dos produtos do metabolismo microbiano. Sabendo que na cultura descontínua em meio líquido, observa-se que a curva representativa apresenta várias fases de crescimento, analise o gráfico a seguir.

Descreva as etapas da curva de crescimento microbiano.

4. Faça uma interpretação dos halos de inibição da placa abaixo:

Qual antibiótico apresentou maior efeito sobre a cultura bacteriana com Agar Sangue? Justifique.

5. Um rigoroso controle de todo o material utilizado no laboratório de microbiologia é um dos procedimentos básicos para seu bom funcionamento. Esse controle envolve desde a limpeza geral de pisos e bancada até a criteriosa esterilização de toda a vidraria e do material utilizado na preparação dos meios de cultura e no processamento com as amostras clínicas.

Com base nessas informações, atenda às solicitações abaixo.

A) Quais são os métodos e como proceder na esterilização específica para cada uma das situações abaixo?

• Meios de cultura:

• Placa de Petri (vidro) contaminada:

B) Como deve ser acondicionado o material acima após sua esterilização?

6. Uma quantidade padronizada de uma cultura de Staphylococcus aureus foi submetida à ação de quatro desinfetantes (I, II, III, IV) em diferentes diluições, a fim de avaliar a atividade antibacteriana, cujos dados estão expressos na tabela a seguir.

Crescimento bacteriano após exposição ao desinfetante

O desinfetante que foi mais efetivo contra a bactéria em questão é o

A) IV.

B) II.

C) III.

D) I.

7. Louis Pasteur descobriu um método prático para prevenir a deterioração da cerveja e do vinho. O mesmo princípio foi aplicado posteriormente ao leite, para produzir o que se denomina leite pasteurizado. Com relação ao método de pasteurização, é correto afirmar que consiste

A) no resfriamento brusco do alimento após o período de desinfecção.

B) no aquecimento do alimento à temperatura de 150°C por 20 minutos.

C) na morte de todos os microrganismos por um processo de esterilização.

D) na destruição dos microrganismos patogênicos e das bactérias esporuladas.

8. A figura ilustra mecanismos moleculares de resistência bacteriana a antibióticos, a saber:

I) o recrutamento de uma enzima que destrói ou incapacita a droga;

II) o uso de uma bomba no envoltório celular que expulsa a droga antes que ela aja;

III) a substituição da proteína-alvo da droga por uma versão que a droga não reconhece.

A partir da análise das informações, explique a resistência bacteriana a antibióticos, relacionando-a à estratégia reprodutiva do grupo.

9. Um aspecto importante da microbiologia é a possibilidade de representar graficamente uma população grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com