TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Uso De Contracepção

Artigo: Não Uso De Contracepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

A Desescolarização

Os valores da escola estão sujeitos a um processo de manipulação institucional por agências como a família, o exército, a igreja, organismos que possuem um currículo oculto. Illich diz que esta institucionalização leva a três dimensões que fazem parte de um processo mais amplo de degradação pessoal e social, a poluição física, polarização social e impotência psicológica.

Sociedade Sem Escolas

A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas atuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca atual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse.

Pedagogia Não Diretiva Liberal

Incentiva o autodesenvolvimento e realização pessoal no sentido de bem estar próprio e com aqueles que os rodeia, valoriza as relações comunicativas e intelectuais priorizando o fato de que o aluno pode ser desenvolver mais usando seus meios de argüição e construindo o próprio conhecimento assim com a própria personalidade. Não existe uma metodologia certa e sim um meio para lidar com casa tipo de aluno, para casa ação uma reação. O professor passa a ser um mediatizador de informação.

esse método pedagogia e, mas democrático por demonstrar que independente das classes sócias a base do conhecimento é a comunicação, o processo de ensino na tendência liberal não diretiva mostra ao aluno que aprender pode ser prazeroso.

Principais Representantes

Carl Rogers: psicólogo clínico.

Terapia na educação, Indivíduo autônomo, Autocompreensão e percepção.

Alexander Sutherland Neill

Escola tradicional: repressora. Educação não reprime emoções. Educar é o processo de preparar adultos felizes. Obra: Liberdade sem medo.Liberdade e amor.Se educarmos as emoções, o intelecto se cuidará por si.

Escola Libertária de Ferrer

Embora a sua escola, que ele denominou Escola Moderna, tivesse poucos anos de vida, os seus princípios didáticos e pedagógicos são maravilhosos, e gostaria eu que tivessem vida nas nossas escolas atuais da nossa Galiza e do resto do mundo. Entre os princípios da escola de Ferrer escolho por não os poder resenhar todos, os seguintes: A educação das crianças deve fundamentar-se em bases científicas e racionais, fazendo uso diário do método científico de investigação. Para isso há que suprimir exames, prêmios e castigos. A educação moral, muito menos teórica que prática, deve ser o resultado do exemplo e apoiar-se na grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com