TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Exames: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

O Caminho da Sustentabilidade

Os termos “sustentabilidade” e “desenvolvimento sustentável” são, na realidade, complementares. O primeiro se relaciona ao fim, ao objetivo, ou seja, aonde se quer chegar, enquanto o segundo diz respeito ao meio, ou seja, á forma como se pretende chegar aquele objetivo.

A sustentabilidade visa contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de processos, sistemas ou interação cujas características permitam que eles ocorram por certo período de tempo ou por tempo indeterminado. Nas ultimas décadas, o termo tornou-se um principio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Uma sociedade sustentável e aquela que não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar - dos quais depende. Assim, desenvolvimento sustentável e um modelo de desenvolvimento que segue os princípios da sustentabilidade, ou seja, e diferente de um modelo tradicional de crescimento, que se fundamenta, quase exclusivamente, em aspectos econômicos, como aumento da produção e consumo.

O crescimento econômico e puramente o crescimento da economia, ou seja, e o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), representado pelo aumento da produção em uma região estudada, por exemplo, em um município, estado ou pais. Isso pode ou não se refletir em melhorias das condições daquela região. Já o desenvolvimento econômico esta, obrigatoriamente, relacionado à melhoria de condições, tais como educação, saúde e renda de determinada região.

Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, ocorreu a primeira grande reunião internacional, em que lideranças mundiais discutiram questões relacionadas ao meio ambiente: a conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que reuniu 113 países e 250 organizações Não Governamentais e Organismos da ONU. Seu documento final, chamado de Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente humano para as atuais e próximas gerações, e começou a delinear o conceito de sustentabilidade.

A partir dai teve inicio uma mobilização no âmbito da ONU e em vários países o que levou a difusão de novas ideias em relação ao modelo de crescimento econômico fundamentado na exploração irrestrita dos recursos naturais. Neste momento, começa a crescer a consciência em relação a problemas, como degradação ambiental, poluição e a necessidade de se buscar um modelo capaz de assegurar o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico.

Conclui-se que ocorreram poucos avanços em comparação ao pretendido, e que deveriam ser fortalecidas politicas e ações capazes de operar mudanças econômicas, politicas, sociais e culturais para viabilizar um novo modelo de desenvolvimento e organização social fundamentado na sustentabilidade.

Na responsabilidade em relação ao futuro depende de mudanças de modelos e atitudes efetuadas no presente. Assim, vamos analisar com mais alguns detalhes o que abrange o desenvolvimento sustentável que estar estruturado em três dimensões – Econômica Ambiental e Social. Desta forma, deve ser economicamente viável, ambientalmente saudável e socialmente justo.

O termo stakeholders foi criado em 1984 pelo filosofo e professor norte- americano R. Edward Fremem, que o define como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com